Frente fria traz temporais para quatro estados a partir desta terça, 29

Estados da Região Sul e MS devem receber 70 mm de chuvas ao longo desta semana, que vai terminar com geadas fracas nas áreas serranas de RS e SC

No quadro Giro do Tempo que foi ao ar no programa desta terça, dia 29, a meteorologista Desirée Brandt atendeu telespectadores de quatro cidades em três estados com dúvidas sobre a previsão.

Para Eanes Torres, da Fazenda Tarumã, de Vitorino Freire-MA, a meteorologista apontou que estão previstos 80 mm de chuvas até fim de março. Em abril, muita água deve cair na região, com 220 mm esperado ao longo do mês.

Depois, para Orlando Silva, de Palmas de Palmas de Monte Alto, no sertão baiano, Brandt disse que o cenário é diferente. No estado, as chuvas localizadas, quando existem, não são o suficiente para trazer umidade para o solo. Em abril, a previsão é de 115 mm, mas mal distribuídos, o que também não traz boas perspectivas para os produtores rurais.

Para Nilson Romão, de Sento Sé, norte da Bahia, Desirée disse que até meados de abril são esperados pouco mais de 70mm. Em seguida, a partir do dia 22/04, o tempo seca novamente.

Por último, atendendo Alex Bonfim, de Votuporanga-SP, a meteorologista informou que a região deve ter 40 mm de chuvas até o fim de março. Em abril, o tempo começa a secar, o que é comum na região. Ao longo do próximo mês estão previstos pouco mais de 40 mm, concentrando em uma chuva no começo do mês, depois por volta do dia 11. Posteriormente, não há previsão de umidade até o mês de maio.

FRENTE FRIA

Desirée disse que uma frente fria que está em SP perde força a partir desta terça, ao mesmo tempo em que há chegada de um novo sistema pela Região Sul. Os primeiros temporais começam a ocorrer já neste dia 29 entre RS, SC e PR. Amanhã os temporais atingem também o sul de MS. Conforme a frente fria avança, deve haver precipitações na faixa leste da Região Sudeste, como no ES, onde o volume pode chegar a 100 mm. Na Região Sul, o volume deve somar 70 mm.

Enquanto isso, o norte de MG, parte da BA e de GO seguem com tempo seco. As chuvas se concentram também mais ao Norte do país.

Até o final da semana, a frente fria deve trazer massa de ar polar, indicando geadas fracas para as regiões serranas no RS e SC.

Confira a previsão completa no quadro Giro do Tempo:

Foto: Chico Ribeiro / Reprodução MS.gov.br

Sair da versão mobile