GIRO DO TEMPO

Frente fria traz chuvas para o Sul, mas risco de incêndios persistem no resto do País

Condições climáticas desafiadoras exigem atenção redobrada de produtores e autoridades

Frente fria traz chuvas para o Sul, mas risco de incêndios persistem no resto do País
Frente fria traz chuvas para o Sul, mas risco de incêndios persistem no resto do País

Um novo prognóstico climático do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, aponta para a ocorrência de chuvas substanciais no sul do Brasil, enquanto grande parte do país continua a enfrentar o calor e o risco crescente de incêndios. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão completa.

Em Santa Catarina e no sul do Paraná, a chegada de uma frente fria está trazendo chuvas com volumes significativos, podendo chegar entre 80 e 100 mm em alguns pontos, o que representa um risco de alagamentos pontuais. 

Precipitações no Sul, calor no resto do País

Enquanto os estados do Sul se beneficiam das precipitações, que vão ajudar a diminuir o risco de incêndios, a situação é bem diferente para o restante do Brasil.

Regiões como São Félix do Xingu, no Pará, continuam a enfrentar temperaturas altas, chegando a 39 graus, e praticamente nenhuma previsão de chuva até o final do ano.

Já em Cuiabá as máximas podem chegar a 42 graus, destacando a severidade das condições quentes e secas em grande parte do país.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Perspectivas e preocupações

Ainda que a frente fria atue para mitigar os riscos climáticos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o restante do Brasil continua em alerta, especialmente o interior de São Paulo e áreas do Nordeste.

As condições climáticas adversas promovem um ambiente propício para o surgimento de focos de incêndio, requerendo que os agricultores e gestores de terras permaneçam vigilantes.

Com essa complexidade climática, iniciativas de manejo preventivo se tornam essenciais para proteger as plantações e as comunidades afetadas pelos extremos de temperatura e umidade. 

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile