Frente fria espanta calorão e traz temporais com granizo para o Sul do Brasil

Além de destacar o contraste da frente fria com as fortes ondas de calor, meteorologista do Inmet projetou ainda condições do tempo para o restante do verão em todo o País

Na previsão do tempo desta sexta, dia 21, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, antecipou uma frente fria que vai chegar na Região Sul. Segundo o especialista, o fenômeno deve contrastar com a forte onda de calor e formar temporais com granizo.

Conforme anunciou Schneider, a mudança importante acontece a partir do domingo, mas fica mais intensa principalmente na segunda ou terça-feira. “Uma frente fria chega com chuvas mais volumosas também para o Sul do Brasil. Essa janela de tempo mais úmido, que vai durar quatro a cinco dias, vai ser muito bem vinda porque os volumes de chuva lá devem passar dos 50 mm. E os temporais acontecem de maneira mais forte, principalmente domingo, segunda, terça e quarta-feira entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Estados da Região Sul com possibilidade de granizo em função deste forte calor”, completou o meteorologista.

Coincidentemente, o pico do calor ocorre pouco antes da frente fria chegar. “O pico do calor deve acontecer no domingo. Segunda e terça-feira ainda muito quente, mas, provavelmente, principalmente terça-feira já com mais nuvens e temporais. E as temperaturas gradativamente diminuem. O calor deve ceder”, projetou.

CHUVAS DE VERÃO

Logo depois, respondendo pergunta de um telespectador, Schneider falou sobre as condições do tempo na região de Araras-SP. “Os mapas de umidade, em geral, têm uma mudança no padrão, principalmente a partir de domingo. Até lá, chuvas de verão na maior parte do País, algumas áreas ficam um pouco mais secas entre Minas e Bahia. São Paulo também volta a ter chuvas, inclusive na região de Araras, no período da tarde”, comentou.

Depois disso, o coordenador regional do Inmet trouxe a previsão do tempo para o fim de janeiro e começo de fevereiro. “Paraná, principalmente Santa Catarina, São Paulo e sul de Minas vão ter chuvas mais volumosas. E parte da região Centro-Norte do País também”, disse em resumo.

+ Veja áreas de aviso para volumes de chuva no último fim de semana de janeiro

FECHANDO O VERÃO

Em conclusão, Schneider trouxe ainda projeções para o final da estação do verão. “Tendência para fevereiro e março são chuvas regulares, talvez um pouco abaixo do normal em parte da Região Sul. E voltando a ter chuvas concentradas no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte do Brasil. O calorão deve persistir ao longo desse verão. Na maior parte do País, a Região Sudeste e Centro-Oeste, que ainda não tiveram ondas de calor, deve voltar a ter temperaturas mais elevadas durante os meses de fevereiro, março e, talvez, até abril. Portanto, as variações de temperatura continuam com temperaturas acima da média”, informou.

+ Com previsão de seca entre março e abril, produtor deve estar atento a janela de plantio

Por fim, assista a previsão completa do tempo, incluindo informações da frente fria na Região Sul, pelo vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / Inmet

Sair da versão mobile