O destaque é para uma frente fria e a formação de um ciclone na região de Guarapuava, Paraná. Este é o prognóstico climático feito pelo meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, exclusivamente para o site do Giro do Boi para o quadro Giro do Tempo desta terça-feira, 25 de junho.
Esses sistemas meteorológicos devem trazer chuvas significativas, totalizando cerca de 50 mm em cinco dias, sem causar alagamentos graves, mas com risco de granizo e rajadas de vento intensas de até 50 a 70 km/h.
Para o mês de julho, a previsão indica um período mais seco, com temperaturas baixas e até risco de geada, especialmente no final de junho e início de julho.
Entretanto, a temperatura gradativamente volta a subir, mantendo-se em torno de 27 a 28º C.
Esse cenário de variação térmica pode causar estresse térmico nos animais em confinamento.
Previsão para o Brasil Central
Enquanto a região sul enfrenta essas condições climáticas, o Brasil Central terá um dia ensolarado.
A previsão inclui variações bruscas de temperatura, com potencial para geada na região sul a partir da quinta-feira. Há risco de geada nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Calor intenso
Nas outras regiões do Brasil, como Centro-Oeste, Sudeste, Matopiba e região norte, o calor intenso prevalece, com máximas superiores a 34 a 35º C e até 38º C em Mato Grosso.
Esse clima seco e quente aumenta o risco de incêndios florestais em áreas como Matopiba, Centro-Sul do Pará, Centro-Oeste, Rondônia e interior de São Paulo.
A concentração de chuvas fica mais ao sul do país, não gerando alagamentos expressivos nos próximos dias. No entanto, não se espera o retorno de enchentes no sul nos próximos cinco dias, com volumes de chuva entre 30 a 50 mm.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.