O outono está trazendo mudanças diferentes para diferentes regiões do Brasil. Enquanto o clima permanece seco entre o norte de SP, MG e BA, na Região Sul a chegada de frentes frias traz queda de temperaturas e chuvas fortes. O cenário foi apontado pelo meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Schneider destacou que a chegada de frente fria traz chuvas e até formação de temporais com granizo e transbordamento de rios no centro-norte do Rio Grande do Sul a partir desta sexta, seguindo para a região das Missões. A frente fria se desloca a partir de sábado para o sul de Santa Catarina, Paraná, causando chuvas com a mesma intensidade nestas regiões. No domingo, chega até São Paulo e Mato Grosso do Sul, avançando até a fronteira com o Paraguai.
Ainda na sexta ocorrem chuvas isoladas entre MS e GO. Enquanto isso, na Região Norte, chuvas acima dos 50mm atinge locais entre o norte do Amazonas e Pará. Precipitações entre 20 e 30mm também serão observadas no Recôncavo Baiano. Ainda tem umidade na divisa entre Sergipe e Alagoas, com possibilidade de chuvas acima de 50mm.
Veja as informações em detalhes e os mapas no vídeo abaixo: