O tempo começa a dar sinais de mudança nesta sexta-feira, 29, em algumas áreas da região Sudeste, especialmente no litoral paulista e no triângulo mineiro, e no Centro-Oeste, especialmente ao sul de Mato Grosso do Sul.
Isso porque a frente fria, que está provocando muitas chuvas no Sul do País, avança um pouco sobre a massa de ar seco, provocando essas zonas de instabilidade. No entanto, de acordo com a avaliação da meteorologista Desirée Brandt da Climatempo, as chuvas não devem ter muita força, e grande parte do País ainda deve manter o tempo firme e seco.
“Estamos chegando cada vez mais na época de seca, e cada vez mais a chuva diminui no Centro-Oeste do Brasil”, explica Desirée. No município de Barreiras, no oeste baiano, o volume de chuvas está 70% abaixo da média histórica.
Sul ainda chuvoso
Os maiores volumes ainda continuam na região Sul. Na porção centro-norte do Rio Grande do Sul e em praticamente todo Estado de Santa Catarina, os volumes podem chegar a 70 milímetros. Na porção leste do Paraná, as chuvas são de até 30 milímetros.
Confira no vídeo abaixo a previsão na íntegra com detalhes para Barreiras (BA), Figueirão (MS), a pedido de telespectadores do Giro do Boi:
Quer saber sobre o tempo em sua região?
Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.