GIRO DO TEMPO

Frente fria avança e deverá influenciar o clima em diversas áreas do País. Saiba mais

Confira o prognóstico climático para os próximos dias para diversas regiões de agropecuária do País

Frente fria avança e deverá influenciar o clima em diversas áreas do País. Saiba mais
Frente fria avança e deverá influenciar o clima em diversas áreas do País. Saiba mais

No quadro Giro do Tempo do programa “Giro do Boi”, o meteorologista Arthur Müller detalhou as condições climáticas esperadas para diversas regiões do Brasil, com ênfase nas implicações para a pecuária e agricultura. A análise, focada inicialmente em Rondonópolis e Mato Grosso, expandiu-se para oferecer um panorama mais amplo das condições climáticas em várias partes do País. Assista ao vídeo abaixo e confira.

De acordo com Müller, Mato Grosso ainda receberá chuvas até os dias 23 e 24 de abril, somando aproximadamente 30mm.

Após este período, espera-se uma diminuição significativa das chuvas, devido à chegada do outono e do inverno, que este ano tiveram início mais cedo. Além disso, as temperaturas em maio podem atingir máximas de 35°C, com mínimas em torno de 22°C, sem riscos de friagem no início do mês.

Condicionamento climático para as atividades agropecuárias

Para os pecuaristas, é de suma importância ficar atento às variações térmicas, especialmente para o gado em confinamento, onde o controle térmico é crucial.

A temperatura elevada demanda estratégias para manutenção do bem-estar animal e eficiência produtiva.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

A frente fria que avança deverá influenciar o clima no Sul, Sudeste, Sul de Mato Grosso do Sul, com nebulosidade que se estende até São Paulo, Minas Gerais, e o Sul de Goiás e Mato Grosso.

Em Vacaria, por exemplo, as temperaturas começarão frias, com mínimas de 5°C, mas sem risco imediato de geada, aumentando gradualmente.

Situação climática no Norte e Centro-Oeste

Regiões como Pará, Maranhão e Piauí terão tempo ensolarado, enquanto que temporais ainda são esperados em Mato Grosso e Goiás. Na região Norte, as temperaturas continuarão elevadas, com máximas alcançando 35°C no Pará.

Nos próximos cinco dias, as chuvas mais intensas ocorrerão principalmente no Pará, Amazonas e Acre, com acumulados que podem atingir de 80 a 100 mm, afetando as operações de campo.

Em contraste, a região Sudeste e parte do Nordeste terão chuvas mais leves e dispersas, com um total aproximado de 30 mm, o que não deverá prejudicar significativamente as atividades agrícolas.

Sair da versão mobile