TRADIÇÃO MUITO PERIGOSA

Fogo no pasto: saiba por que isso só acelera a degradação da área

Confira os esclarecimentos da doutora em zootecnia Janaína Martuscello. Assista ao vídeo

O fogo não é o manejo correto para se fazer com o solo. Sabia que ele pode acelerar a degradação das pastagens e do próprio solo? Assista ao vídeo abaixo e confira.

A questão do uso do fogo foi levantada pelo telespectador Teudas de Oliveira, de Riachão, no sul do Maranhão. O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 18.

Ele disse que a utilização do fogo como estratégia de manejo é vista como constumeira em alguns lugares do País. Ele queria saber se o fogo realmente faz bem para a pastagem e o solo.

Quem explicou a questão foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello pode ter resolvido o mistério.

Ela é professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País.

A prática, de fato, já foi largamente utilizada, no entanto, só traz prejuízos para o pasto e inclusive para o solo.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como a telespectadora acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile