Fim de semana de tempestades e possibilidade de granizo no estado de SP

Meteorologista do Inmet projetou temporais para o estado de São Paulo com possibilidade de granizo na região de Ribeirão Preto; confira previsão para todo o Brasil

Em participação no Giro do Boi desta sexta, 11, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider alertou para possibilidade de granizo no estado de São Paulo. “Sexta-feira propriamente dita tem tempestades em São Paulo, no centro-norte do estado. Pode, inclusive, ter granizo, principalmente na região de Ribeirão Preto”, disse em síntese o coordenador regional do Inmet.

Além disso, o especialista apontou que os temporais possam atingir partes da Região Sul. “Em algumas áreas do Sul muito localizadas também temos sinal, chance de granizo entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, acrescentou. Contudo, o meteorologista reforçou que de maneira geral a instabilidade se reserva mais à parte central e norte do Brasil.

CHUVA PONTUAL NO SUL

Conforme explicou Schneider, a possibilidade de granizo no Sul, juntamente com os temporais, é pontual. Um frente fria provoca as mudanças, ao passo que a seca, de modo geral, se prolonga na região.

Ao mesmo tempo, as chuvas ocorrem de modo generalizado no restante do País. “Tem a perspectiva provavelmente de outro canal de umidade, outra zona de convergência do Atlântico Sul para a próxima semana. Isso mantém as chuvas e tempestades nessa região centro-sudeste do Brasil”, confirmou.

PRECIPITAÇÕES GENERALIZADAS

Em seguida, Schneider detalhou o mapa das chuvas ao longo dos próximos dias. “O mapa mostra principalmente depois da segunda e terça-feira voltando as tempestades mais localizadas entre o norte do Paraná, São Paulo. E aí Minas, essa região onde as chuvas estão acontecendo, vai voltar principalmente semana que vem. Depois dessa quinta e sexta-feira, então novamente semana que vem”, observou.

Em suma, os temporais podem acumular até 150 mm nas regiões por onde passar o canal de umidade. “O acumulado de todo esse período, toda a semana de 10/02 até 16 ou 17/02 mostra volumes de chuva passando dos 100 mm. Talvez 150 mm nesta região, miolo de Minas, parte da divisa do Espírito Santo. Sudeste de Minas Gerais, atravessando essa região norte de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Essas áreas ficam bem chuvosas, os volumes continuam bastante significativos para esta semana”, antecipou.

17 a 23/02

Depois disso, o especialista falou sobre as perspectivas da previsão do tempo para a próxima semana, de 17 a 23/02. Um canal de umidade persiste em parte de Minas Gerais, Matopiba, Goiás e Tocantins, atravessando a região centro-norte do Brasil e parte do Nordeste, rumo à região Amazônica.

Enquanto isso, o Sul volta a ficar com tempo mais seco. As precipitações devem retornar à região por volta do dia 24 ou 25/02. Em resumo, o Sul segue com chuvas abaixo da média para o mês de fevereiro.

PERGUNTAS DOS TELESPECTADORES

Posteriormente, depois de trazer a previsão do tempo geral, com possibilidade de granizo, inclusive, Schneider respondeu dúvidas dos telespectadores. O especialista tirou a dúvida de Silveira Dias, de Campo Maior-PI, quer perguntou sobre o calorão da região nos próximos dias. Do mesmo modo, atendeu o telespectador Mauro Braga, de Viana-ES, que perguntou a previsão do tempo para a próxima quinzena.

Enfim, o especialista disse que a previsão de temperatura para o Piauí sobe bastante nos próximos dias. “Principalmente domingo e segunda-feira, passando dos 33 a 35º C”. revelou. Por outro lado, na região do ES, as áreas de chuva continuam ativas. “Próxima semana tem bastante chuva na região do Espírito Santo”, disse.

Por fim, assista a previsão do tempo com a possibilidade de granizo pelo vídeo abaixo:

Foto: Paulo Lanzetta / Reprodução Embrapa

Sair da versão mobile