Filhos de caminhoneiro, Gláucio e Rivelino se tornaram pecuaristas de mão cheia em RO

Produtores registraram embarque de gado de 22,4@ de média no Sítio São José, em Alta Floresta D'Oeste-RO; animais foram terminados com ração em pellets na TIP

O Giro do Dia que foi ao ar nesta quarta, dia 09, destacou o trabalho dos criadores de gado Gláucio e Rivelino Vieira da Silva. Os produtores são responsáveis pelo Sítio São José, que fica em Alta Floresta D’Oeste-RO.

Conforme contou o originador Matheus Roz, do Friboi de Rolim de Moura-RO, os irmãos Gláucio e Rivelino são filhos do seo Jose Vieira (88 anos) e dona Maria das Graças (73). Ainda no ano de 1986, eles chegaram em Rondônia vindos de Manga-MG.

Seo Jose na época era caminhoneiro. O Gláucio tinha 15 anos e o Rivelino, 16. Quando chegaram em Rondônia, eles moraram em algumas cidades como Cacoal, Ji-Paraná. Por fim, o seo José escolheu a cidade de Alto Alegre dos Parecis para morar com a família”, contou Matheus Roz.

“Na época, trabalhando com caminhão, seo José começou a comprar alguns pedaços de terra. Devagar foi ajeitando a pastagem. Assim, no ano de 1993 pegou 100 vacas de ameia com um colega. Dali em diante, seo José e os meninos foram pegando gosto e começaram a investir no gado”, disse em resumo Matheus Roz.

Atualmente, além de pecuaristas, os irmãos são também empresários. Eles tocam a Casa Agropecuária em Alto Alegre dos Parecis juntamente com o sítio São José em Alta Floresta D’Oeste.

EMBARQUE DE GADO

Foi o próprio Gláucio quem registrou as imagens do último gado que embarcou para o Friboi em Rondônia. Em suma, foram 68 animais com 336,23 kg. Ou seja, 22,41@ de peso médio. A boiada nova engordou em TIP (terminação intensiva a pasto) com reforço de ração em pellet.

Segundo ressaltou Gláucio, a boiada chamou atenção pelo potencial genético. “Boiada nova, com uma qualidade muito boa. Rondônia está nos proporcionando uma genética muito boa”, comentou.

FOCO NA REPOSIÇÃO

De acordo com Matheus Roz, um dos diferenciais do Sítio São José é o critério na reposição do gado. “Eles vêm procurando comprar bezerros de pecuaristas com boa genética, filhos de touros PO, para poder fazer um animal jovem e com bom acabamento. […] Além disso, é uma região muito boa e tem umas pastagens que eles cuidam, fazem rotação muito bem feita. E também complementam, fazendo uma TIP”, salientou Roz.

Por último, confira o vídeo com o registro do embarque de gado no Sítio São José:

* Na foto acima, Gláucio aparece com seu filho no colo. Enquanto seu irmão, Rivelino, aparece de camiseta verde e calça jeans.

Sair da versão mobile