Fazendas são premiadas por iniciativas de bem-estar animal no País

Quatro projetos ganharam um reconhecimento nacional pelo trabalho de boas práticas agropecuárias na primeira edição do Desafio da Pecuária Responsável. Confira a grande vencedora

Quatro projetos pecuários foram premiados por iniciativas sustentáveis e de bem-estar animal no País. Elas estavam entre as dez finalistas da primeira edição do Desafio da Pecuária Responsável.

A iniciativa nasceu para premiar a fazenda de produção de bovinos de corte que tivesse o mais inovador projeto de bem-estar animal e sustentabilidade.

O Desafio da Pecuária Responsável foi realizado pela empresa de saúde e nutrição animal Phibro Saúde Animal, a BE.Animal, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a consultoria de mercado Athenagro e demais empresas e entidades de classe.

“É mais uma inovação da Phibro em termos de projetos de comunicação e de levar conhecimento. Esse projeto iniciou no começo do primeiro semestre do ano passado e leva o assunto de bem-estar animal a pecuária é responsável”, diz Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal no Brasil.

Grande campeã: Rúbia Barra, de Goiás

Rúbia Barra e o presidente da Phibro Saúde Animal, Mauricio Graziani. Foto: Janaína Barros
Rúbia Barra e o presidente da Phibro Saúde Animal, Mauricio Graziani. Foto: Janaína Barros

Rúbia foi a grande ganhadora do Desafio da Pecuária Sustentável. Ela é dentista e funcionária pública e atua na secretaria de Estado de Saúde de Goiás.

“O projeto foi todo baseado na elaboração de um procedimento operacional padrão para que tivéssemos boas práticas para o manejo da vacinação dos bovinos dentro de um buscando um padrão de qualidade. Eu trouxe a minha experiência da saúde pública é porque eu trabalho organizando salas de vacinas em humanos”, diz Rúbia.

Além de Rubia, outros finalistas foram Valentina Albornoz e Ana Luiza Schultz, do Rio Grande do Sul; Ananda Paula Lourenço, de São Paulo; e Lareska Morzelle, de Mato Grosso.

Os ganhadores do Desafio da Pecuária Responsável

A escolha do primeiro lugar foi bastante disputada, segundo o zootecnista Mateus Paranhos, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal (SP) e diretor da BE.Animal.

“Estava todo mundo aprovado porque não teve nenhuma nota inferior a oito. E eu sou exigente”, diz Paranhos.

Confira no vídeo acima o depoimento dos finalistas e dos organizadores do prêmio. 

Sair da versão mobile