Fazenda no interior de Rondônia celebra 98% de prenhez e mostra a desmama

Propriedade em Novo Horizonte do Oeste trabalha com sistema de "touro zero", usando apenas inseminação artificial e ressincronização

O comprador de gado Matheus Roz voltou à Fazenda Venturoso, propriedade da família Venturoso em Novo Horizonte do Oeste, cerca de 500 km distante da capital Porto Velho, para acompanhar a desmama da bezerrada da safra 2020 e validar o sucesso do trabalho da equipe na estação de monta 2019/20.

“A bezerrada branca já está apartada, macho e fêmea, tá tudo junto, olha a docilidade, olha que docilidade extra”, notou Roz enquanto registrava um dos bezerros recebendo afagos no curral (veja na foto abaixo).

Foto: Alexandre, esposo de Sandra Venturoso, e Felipe, filho de Alexandre Venturoso.

Os animais da fazenda inclusive já haviam chamado atenção pela docilidade em outro vídeo do Giro do Dia exibido no programa em novembro de 2019, conforme mostra o vídeo abaixo:

+ Mães de primeira viagem, novilhas Nelore chamam atenção por docilidade com manejo dos bezerros

O médico veterinário Osvaldo Juliatti Venturoso, filho do patriarca Osvaldo Venturoso e que junto aos seus irmãos – Alexandre, Leandro e Sandra tocam o negócio – toca o negócio, celebrou a evolução da propriedade no manejo reprodutivo. Já há quatro anos a propriedade trabalha com o chamado sistema de touro zero, em que os reprodutores não são usados sequer como repasse e toda a reprodução é feita via inseminação artificial.

“O que destaca é a taxa de prenhez que a gente teve nas mães desses bezerros. O ano passado já teve um resultado extraordinário, de 96%, e é com alegria que a gente vem nesse ano novamente com 97,9%. Sem dúvida é um resultado que a gente vem melhorando, resultado de todo o processo da fazenda. A equipe está de parabéns, acredito que o peso da bezerrada a gente espera pelo menos de 10 a 15 kg superior à desmama do ano passado. São números que fazem a gente acreditar que está no caminho certo. E vamos trabalhando para tentar melhorar”, animou-se Osvaldinho.

Relembre no link abaixo o resultado da IATF na fazenda em 2019:

+ Fazenda em Rondônia alcança 96% de taxa de prenhez com IATF e ressincronização

“É um pessoal muito caprichoso. O seo Osvaldo aí está com a sucessão familiar garantida e trazendo lucratividade para a pecuária, isso é o importante”, frisou Roz, que trabalha como originador da Friboi no escritório da empresa em Rolim de Moura e atende a família Venturoso.

Fazenda em Rondônia “sai da retranca”, inova e lucra R$ 1 mil por boi

Jovem rondoniense transforma sítio da família em exemplo na engorda de boi

Na pecuária, produtividade só faz sentido se vier acompanhada de margem

Veja o registro no vídeo abaixo:

 

Sair da versão mobile