Dupla aptidão: fazenda em MT vira exemplo de produção de leite a pasto e gado confinado

Você já viu fazenda de dupla aptidão? Conheça o sistema produtivo de gado confinado e semiconfinado e ainda leite a pasto da Fazenda Talismã

Você já ouviu falar em gado com dois propósitos, mas e em fazenda dupla aptidão? É o caso da Fazenda Talismã, do Grupo Nei Neves, que fica em Rondonópolis-MT. Nesta quarta, 02, a propriedade foi apresentada em reportagem da série especial Pasto Extraordinário.

Conforme contou o zootecnista e proprietário Fábio Neves, a atividade principal da fazenda dupla aptidão é a engorda de gado em confinamento e semiconfinamento. Em outras palavras, o sistema intensivo de produção foi uma necessidade pelas dimensões da propriedade. “A Fazenda Talismã é uma propriedade pequena para o tamanho de Mato Grosso. E a gente tinha o desafio de fazer disso aqui uma área produtiva. Então devagar nós fomos verticalizando, aprendendo com a atividades. Hoje eu acredito que, pelo tamanho da área que nós temos, é uma fazenda das mais produtivas aqui dentro do nosso estado”, celebrou.

NÚMEROS

Atualmente são cerca de 8.000 animais de corte em confinamento e semiconfinamento, além de uma produção diária de 6.000 litros de leite em menos de 600 hectares.

“Então é uma propriedade altamente intensiva que tem muitos desafios todo dia por causa do número de animais nessa pequena área. Mas que a gente faz isso com muita consciência e sustentabilidade”, comentou.

REALIZAÇÃO DE UM SONHO

Em seguida, Fábio Neves comentou que criar gado de leite a pasto em sua fazenda dupla aptidão era um sonho antigo. “Esse é um desafio para a nossa região. É uma região muito quente, de altitude muito baixa e que os animais realmente têm o desconforto térmico muito grande. Então era um sonho meu da época de faculdade produzir leite a pasto aqui em Mato Grosso. E devagarzinho a gente foi melhorando as condições para os animais. Hoje temos uma condição bem agradável para os rebanho, com sombra adequada”, detalhou.

PROJETO CARNE NA MESA

Da mesma forma com que aposta na sustentabilidade do sistema produtivo, a fazenda dupla aptidão também impacta positivamente a sociedade ao seu redor. A propriedade, por exemplo, participa do projeto Carne na Mesa. A iniciativa faz a doação de cestas de carne bovina durante a pandemia para pessoas em situação de vulnerabilidade. Depois disso, em sua terceira fase o projeto vai capacitar profissionais para realocação no mercado de trabalho.

“A gente fica feliz de poder contribuir para isso. Eu acho que foi uma iniciativa muito bonita por parte da Nutripura, junto com a Corteva, de encabeçar isso aí. Então a gente estava num momento de muita dificuldade para todo mundo e nos chamaram para ajudar, para contribuir com alimento que realmente o pessoal de baixa renda tem muito pouco acesso, que é a carne”, celebrou Neves.

+ Em MT, empresas do agro doaram carne a 1.500 famílias durante a pandemia

Em conclusão, o proprietário projetou ainda o futuro da Fazenda Talismã, ou a fazenda dupla aptidão. “A gente espera deixar um exemplo de produtividade com sustentabilidade. A gente espera estar a cada dia mais aumentando a produtividade sem agredir o meio ambiente, tendo uma rede de colaboradores que estejam satisfeitos com a empresa em que trabalham. E que a gente perpetue isso. Eu já sou a segunda geração, o meu pai começou esse negócio. Hoje sou eu que toco e meu filho já está aqui junto com a gente trabalhando e aprendendo”, resumiu Fábio Neves.

Por fim, veja a reportagem completa sobre a fazenda dupla aptidão no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile