Fazenda de gado melhora gestão e diminui idade ao abate em 1,5 ano

Propriedade no interior de SP reduziu idade ao abate sem perder peso médio de carcaça contando com a ajuda do programa Fazenda Nota 10

Na estreia da série Repórter Nissan no Giro do Boi, a equipe de reportagem contou a história da Fazenda Ciriana, em Ipeúna-SP. A superação da fazenda para diminuir a idade ao abate do gado de 42 para até 22 meses foi o destaque da reviravolta.

Conforme apresentou a matéria, após contar com ajuda do programa Fazenda Nota 10, em três safras a fazenda conquistou a proeza de diminuir idade ao abate. Além disso, o peso das carcaças se manteve firme nas 22@ de média.

Segundo contou o proprietário Rangel Denardi, a propriedade segue contando com ajuda do Fazenda Nota 10 para evoluir. De acordo com os indicadores, a fazenda melhorou em diversos aspectos. “Esse ano a gente fechou com 81% (de taxa de prenhez), mas tem margem para melhorar. […] Tem números que a gente precisa melhorar, como o custo/cabeça/mês nosso, que é alto. […] A mortalidade nossa ainda está elevada, a gente precisa melhorar esse índice. […] Nós estamos tendo 2,3% e geralmente é 1,6 a 1,7%, então realmente está elevado, a gente precisa reduzir. […] O GMD nós conseguimos nessa última safra que a gente fechou agora, 20/21, 497 gramas, quase 500 gramas. Para ciclo completo é um número bom”, ilustrou.

Em seguida, o gerente da Fazenda Ciriana, Francisco Ramalho Maciel comemorou os número do confinamento, em boa parte responsável pela produtividade. Na fase de cocho, o GMD chega a 1,650 kg. “Nós estamos trabalhando com bastante empenho para cada vez mais estar melhorando acabamento de carcaça e a era deles também”, adiantou Francisco.

DESCARTE

De acordo com Francisco, o descarte da vacada também desempenhou papel importante na evolução do desfrute da fazenda. “De quatro anos para cá temos acompanhado todas as vacas, acompanhado todos os bezerros nascidos. Então a gente acaba tendo mais cabeça para organizar a casa. Acaba tendo mais rebanho, capacidade de rebanho e não fica vaca perdida. Isso acaba aumentando a lotação”, relacionou.

Por último, assista em vídeo a matéria completa da série Repórter Nissan sobre a evolução da Fazenda Ciriana:

 

Sair da versão mobile