CRIA DE PONTA A PONTA

“Fazenda de cria também tem que ser boa de engorda”, alerta consultor pecuário

Depois da venda de bezerro, engorda de vacas é importante para o resultado financeiro de uma propriedade de cria segundo o zootecnista e consultor pecuário Antonio Chaker, diretor do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias

“Fazenda de cria também tem que ser boa de engorda”, alertou o consultor pecuário e zootecnista Antonio Chaker. Assista ao vídeo abaixo e confira a entrevista.

O Giro do Boi entrevistou o diretor do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias durante o evento Cria de Ponta a Ponta, realizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB).

O evento reuniu pecuaristas de produção de bezerros para acompanhar um ciclo de palestras para estimular a produção de bezerros na pecuária brasileira de corte.

Erros comuns em fazendas de cria do País

Vaca Nelore com cria ao pé pode ser manejada em confinamento?
Vacas paridas com bezerros no pasto. Foto: Reprodução

Não é só da produção de bezerros que se vive uma fazenda de cria, segundo Chaker.

Para o consultor pecuário, este é um dos erros mais comuns em fazendas de cria no País.

Depois da venda de bezerro, a venda de vacas para o abate é a segunda maior receita de uma fazenda desse segmento da pecuária.

Cuidados com a nutrição das vacas

Manejo de nutrição de bovinos a pasto. Foto: Reprodução

Mas para partir bons bezerros e poder garantir uma boa vaca para a venda, o pecuarista não deve deixar de lado a nutrição dessas fêmeas.

Por isso o especialista diz que as fazendas de cria precisam ser cada vez mais intensificadas, através de uma boa gestão e planejamento. 

O mestre em zootecnia, apresentou os caminhos para um bom gerenciamento das informações na produção de bezerros, e os aprendizados das propriedades de cria do programa Fazenda Nota 10.

Sair da versão mobile