Fazenda aposta em tecnologia para reduzir intervalo entre partos de vacas leiteiras

Propriedade em Carambeí-PR está utilizando colares de monitoramento no rebanho para otimizar a taxa de serviço e reduzir intervalo entre partos de vacas leiteiras

Reportagem especial no Giro do Boi desta quarta, 26, apresentou o trabalho da Chácara Pilatus, propriedade leiteira em Carambeí-PR. Segundo o gerente da chácara, Cristiano Los, a fazenda conta com cerca de 300 vacas em lactação. Além disso, mais 250 novilhas. Contudo, quando o atual grupo assumiu a gestão da propriedade, alguns obstáculos surgiram, como, por exemplo, o intervalo entre partos de vacas leiteiras. “O maior problema da fazenda era a parte reprodutiva. O intervalo entre partos era muito longo. […] A produção média diária era bem baixa também”, revelou Los.

Nesse sentido, a fazenda buscou solução a partir do uso de tecnologia. “Por indicação de corpo técnico e de outros produtores, a gente optou pela Allflex”, revelou.

A propriedade escolheu usar os colares de monitoramento, que apontam alterações metabólicas e de comportamento. Assim é possível tomar atitudes, como saber a melhor hora para inseminar ou intervir o quanto antes para resolver um problema de saúde. Desta forma é que a tecnologia pode ajudar a reduzir o intervalo entre partos de vacas leiteiras.

TECNOLOGIA AVANÇADA, MAS IMPLANTAÇÃO SIMPLES

Conforme ressaltou Danilo Mendes, da área de suporte ao cliente da Allflex, embora a tecnologia ofereça relatórios completos, sua instalação é simples. “Para fazer esta ação, é necessário para a propriedade ter internet e um roteador. É super simples. Depois da instalação, a nossa antena recebe todas as informações que vêm dos nossos brincos e colares”, detalhou.

Em seguida, as informações vão para um sistema que pode ser consultado pelos gestores da fazenda. “Os dados sobem para a nuvem e abastecem os aplicativos, que podem ser vistos através de internet, pelo telefone celular, computador ou também por um tablet”, disse em resumo Brenda Barcelos. A profissional atua na área de experiência do cliente da Allflex, empresa da divisão MSD Saúde Animal Intelligence.

Conforme apontou Brenda, a coleta de dados viabiliza a formulação de relatórios diversos. “Eles abrangem tanto a aba de reprodução, saúde e avaliação de lote. Também um grande diferencial dos nossos dispositivos é toda a captação e a interpretação da informação de grupo. Todas as informações que estão disponíveis dentro da plataforma são divididas e repassadas para o produtor, para os funcionários da fazenda. Assim, a gente tem uma eficiência no uso dos dados”, acrescentou.

IMPACTO NA GESTÃO

Em conclusão, o gerente da Chácara Pilatus, Cristiano Los, falou sobre a facilidade com que a tecnologia tem impacto na gestão do rebanho. “A gente tem uma segunda propriedade, que fica distante 6 km daqui, onde tem mais 100 animais aptos para a inseminação. A Allflex optou em colocar lá também a antena e monitorar aqueles animais em média distância. Então eu vou monitorar os animais aqui na leiteria e também lá na recria”, revelou.

Juntamente com o monitoramento do rebanho pelos colares, o gerente espera reduzir o intervalo entre partos de vacas leiteiras. “A gente espera melhorar a taxa de serviço da fazenda, que é bem baixa hoje. Então, partindo disso, a gente optou por fazer este investimento. Eu achei fácil, prático. A gente está instalando os colares na fazenda para tentar diminuir o intervalo entre partos, melhorar um pouco a média por animal. Eu espero que seja uma parceria longa, que traga resultado e tenha muito sucesso”, projetou Cristiano.

+ Leia mais a respeito dos colares de monitoramento para gado de leite

Por fim, assista a reportagem completa:

Sair da versão mobile