TRADIÇÃO

Família Leite é pioneira em criação de gado no Pantanal

Família Leite é pioneira em criação de gado no Pantanal
Família Leite é pioneira em criação de gado no Pantanal

Acompanhe neste episódio especial da série “Embrapa em Ação”, com foco na Unidade Pantanal, a emocionante história da família Leite, verdadeiros desbravadores da região da Nhecolândia e renomados pecuaristas há cinco gerações. Essa família desempenhou um papel fundamental na formação das primeiras propriedades de gado na área, contribuindo para o desenvolvimento da produção de carne pantaneira sustentável, caracterizada pela marcante gordura amarela. Veja o vídeo:

Legado literário

Além de sua atuação no ramo da pecuária, os Leite são conhecidos por seu rico legado literário no Pantanal. Nomes como o cronista Dr. Abílio Leite de Barros e o celebrado escritor Manoel de Barros destacam-se como importantes figuras da região. Uma visita à Fazenda Vale do Sol permite conhecer a história e o trabalho dessa brava família pantaneira.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Cavalo Pantaneiro

Luciano Leite, zootecnista e pecuarista, se orgulha em mostrar as éguas prenhas, que carregam um dos maiores patrimônios do bioma: a genética do lendário cavalo Pantaneiro, com uma história secular de relevância para o Pantanal.

Descendente de famílias que participaram da colonização da região, incluindo parte de seus antepassados vindos de Livramento, Mato Grosso, e do Paraguai, Luciano destaca a subdivisão do Pantanal em diversas regiões, cada uma com sua história e peculiaridades.

Tecnologia de ponta

A quinta geração da família Leite mantém sua tradição pecuarista, adaptando-se aos desafios e utilizando tecnologias de ponta, fruto de estudos científicos, como os promovidos pela Embrapa.

A preservação e valorização do cavalo Pantaneiro tornaram-se foco, consolidando a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pantaneiro e agregando valor ao patrimônio familiar.

Logística e infraestrutura

A evolução da logística e infraestrutura na região, como estradas e energia elétrica proveniente de placas solares, juntamente com melhorias nas escolas locais, contribuíram para a preservação do homem Pantaneiro e do cavalo Pantaneiro, elementos essenciais que mantêm viva a cultura e a harmonia com o meio ambiente no Pantanal.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile