Expozebu volta completa e presencial após dois anos virtual

Até esta sexta-feira, 22, já foram inscritos 1.718 zebuínos em provas de julgamento. As inscrições encerram-se hoje

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), o pecuarista e criador Rivaldo Machado Borges Júnior, concedeu uma entrevista ao Giro do Boi desta sexta-feira, 22, falando diretamente do parque de exposições Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Dentro de oito dias, no dia 30 de abril, é aberta oficialmente a 87ª edição da Expozebu, com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Até a manhã desta sexta-feira, 22, a ABCZ já havia recebido a inscrição de 1.718 zebuínos para os julgamentos.

A entidade reúne representantes das raças Brahman, Cangaian, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Nelore Mocho, Punganur, Sindi e Tabapuã. Borges Júnior já faz um alerta: “hoje é o último dia de inscrições de animais”. Por conta disso, a estrutura do parque está sendo ampliada.

“Estamos com três pavilhões provisórios construídos e na iminência de chegar até o quarto pavilhão. Então dá tempo de se inscrever. Quem quiser vir, pode vir. Vamos atender todos os zebuzeiros do País”, diz Borges Júnior.

A volta do presencial

A edição da maior exposição de raças bovinas no País deste ano terá um tom ainda mais especial neste ano, porque representará o retorno da feira ao estilo presencial. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento teve de ser realizado virtualmente em 2020 e 2021. 

“Depois de passar dois anos fazendo exposição virtual, agora podemos fazer, além de virtual, presencial também. É o momento de podermos abraçar os nossos associados pecuaristas de todo o Brasil. Então vai ser uma exposição três em uma e que deve ficar na história”, diz o presidente da ABCZ.

Novidades

Uma das grandes novidades é o retorno de julgamento a partir de um trio de juízes. Desde a edição de 2017, a Expozebu havia adotado um sistema de julgamentos com apenas um juiz. Agora, na edição 2022, volta a avaliação feita por três árbitros. 

“Havia uma grande demanda dos associados para que voltasse com o trio de juízes. Foi aí que a diretoria achou que seria mais do necessário e que daria mais credibilidade aos julgamentos o retorno desse tipo de julgamento. Então todas as raças vão ter um trio de juízes. Até porque é uma maneira de mostrar democraticamente qual é o melhor animal na pista”, explica Borges Júnior.

Outro destaque é para o Festival Gastronômico e também de um espaço dedicado a apresentar a qualidade da carne zebuína com a inauguração do ABCZ Cozinha. “É uma cozinha estúdio onde os nossos criadores e produtores de carne vão poder mostrar o que tem de melhor da ponteira para dentro de suas fazendas”, destacou.

Edifício Tereza Cristina

Outra grande novidade será a inauguração de um prédio que servirá para atender as demandas das mulheres agropecuaristas de todo o País com a realização de encontros e eventos. O prédio levará o nome Edifício Tereza Cristina.

“Vamos aproveitar a presença da ex-ministra e fazer a inauguração no dia 30. É para homenagear o trabalho magnífico que a ministra fez durante sua gestão no Ministério da Agricultura”, diz Borges Júnior. Confira aqui a programação completa da Expozebu 2022.

Veja a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile