Exportações de carne foram destaque em 2018, mas exigência por qualidade aumenta

Em entrevista ao Giro do Boi, Renato Costa, presidente da JBS Carnes, ponderou que clientes estão rejeitando carne de gado abatido com mais de 30 meses

Nesta quarta-feira, dia 19, o Giro do Boi levou ao ar entrevista ao vivo com o presidente da JBS Carnes Brasil, Renato Costa. O executivo fez uma retrospectiva de 2018 para o comércio da carne bovina, destacando a demanda puxada por carne de qualidade tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Houve crescimento expressivo nas exportações da companhia na mesma proporção da exigência dos clientes de todo o mundo, que estão rejeitando carne de gado abatido acima dos 30 meses de idade.

Veja abaixo os principais tópicos abordados ao longo de sua participação:

MERCADO INTERNO

“2018 foi um ano bastante importante. Nós retomamos nosso volume de abates, estamos concluindo o ano dentro do planejado. […] O consumo interno, dentro da realidade em que o país está, com a questão da economia e taxa de desemprego, eu acredito que nós estamos fechando bem o ano. Procuramos segmentar bem os canais, trabalhar mais os produtos, estar mais próximo aos nossos clientes, fidelizando mais este clientes. […] O consumo se manteve estável”, resumiu.

AÇOUGUE NOTA 10

É o programa que fideliza supermercados parceiros através de prestação de serviços que vão desde capacitação para refile no intuito de reduzir o desperdício até a exposição dos cortes nas gôndolas. A iniciativa leva até aos supermercados cortes de carnes específicos da marca Friboi Reserva para atender a demanda de consumidores exigentes. Renato Costa revelou que o programa cresceu perto de 50% no ano de 2018 em relação ao número de lojas participantes, saindo de 550 para 803. O desafio para 2019 é chegar aos mil estabelecimentos fidelizados.

PROTOCOLO 1953

“Como o primeiro protocolo de bonificação multi raças, ele traz mais opção para o pecuarista negociar o seu produto sem ficar limitado a uma raça específica. […] Foi bastante importante para indústria, para o consumidor e também para o pecuarista. Comemorando 65 anos da companhia, tem um legado desta marca, que é o trabalho do Seo Zé Mineiro (fundador da companhia), o nosso ícone que nos inspira a trabalhar. […] O protocolo em sua característica dá mais amplitude para o produtor poder negociar a sua mercadoria. E até então um produto desse nível não chegava ao varejo, era comercializado na categoria do food service, como nos restaurantes, e não estaria à disposição para o consumidor de uma maneira geral. Então também como característica deste produto é o consumidor ter acesso”, declarou.

EXPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA

“O mercado externo realmente se destacou no ano de 2018. Crescemos aproximadamente 30% em volume e 50% em valor. O que quer dizer isto? Aumentou o volume e agregou preço. Muitas vezes quando você aumenta volume, você precisa depreciar preço e não foi o que aconteceu neste ano. […] Foi um ano muito promissor e estamos satisfeitos”, celebrou.

QUALIDADE DE CARNE

“Os principais mercados têm exigência de trabalhar com gado de até 30 meses de idade. É uma exigência porque outros países (exportadores de carne) também trabalham com gado mais novo. Temos que tentar diminuir esta idade de abate, trazer o gado mais precoce para abater, porque uma das características principais destes mercados mundo afora é a exigência da idade até 30 meses”, apontou.

GESTÃO

“É o recado que eu queria deixar. Pecuarista, invista e profissionalize a cada dia mais o seu negócio. A gente tem visto isto na pecuária, atividade que tem como característica uma liquidez muito forte. Quando a gente projeta os próximos dez a quinze anos, estes números são confiantes para o crescimento em nível global do consumo de carne bovina. Vamos destacar a Ásia, e dentro do contexto está a China. […] Estamos confiantes e quero agradecer os produtores que participaram desta retomada do crescimento junto à empresa. Não poderia deixar de agradecer nossos 38 mil colaboradores do nosso negócios de carne bovina no Brasil que foram determinantes para o nosso crescimento também”, concluiu.

Confira a entrevista na íntegra pelo vídeo disponível abaixo:

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