Exclusivo: confira o ranking atualizado do Circuito Nelore de Qualidade 2019

Veja os melhores pecuaristas fornecedores de machos e fêmeas e as melhores equipes de compra de gado; número de carcaças avaliadas no ano já passou de 14 mil

O Giro do Boi fez nesta quinta, 03, um balanço de tudo que foi feito até o momento no Circuito Nelore de Qualidade 2019, que já é considerado o maior da história, em entrevista com o gerente executivo da ACNB André Locateli e com o diretor de relacionamento com o pecuarista da Friboi, parceira do circuito, o zootecnista Fábio Dias.

Já vão vinte anos desde que o primeiro circuito foi realizado pela ACNB, com pontapé inicial na indústria em Lins-SP. De lá para cá, foram mais de 120 mil carcaças avaliadas unidades de onze estados. Para a edição especial de duas décadas do circuito, a Nelore do Brasil preparou uma série de novidades, como, por exemplo, a avaliação de carcaças de fêmeas. Além disto, o número de etapas do circuito mais que dobrou em relação ao ano passado, saindo de 11 para 27 até o fim de 2019, com a meta é avaliar 20 mil animais neste ano.

“O Nelore está chegando ao ponto de abate cada vez mais jovem, mais pesado e melhor acabado”, celebrou Locateli, apontando para evolução da genética da raça. O executivo da associação destacou o engajamento dos selecionadores também no ranking do Circuito Nelore de Qualidade. “A gente tem o Ranking Nacional de Criadores e Expositores, então agora a gente está começando a ver aqui uma disputa grande e saudável também no Ranking Nacional do Circuito Nelore. Os selecionadores de Nelore estão percebendo no circuito uma grande oportunidade para mostrar a qualidade genética de seus rebanhos”, apontou.

“Tem chamado atenção realmente a adesão grandes dos selecionadores. Isso me marcou. Você vê os maiores vendedores de touros disputando um lugar no curral do frigorífico mostrando efetivamente que têm gado que se adapta às funções de abate, a melhor carcaça, quer dizer, esse engajamento dos criadores de Nelore, do produtor de touros, de genética, foi a surpresa boa do ano”, concordou Fábio Dias.

Confira nas imagens abaixo o ranking atualizado dos pecuaristas que participaram do Circuito Nelore de Qualidade. Até aqui já foram realizadas 18 etapas com participação de 160 pecuaristas e avaliação de cerca de 14 mil animais.

Também há competição entre as equipes de originação pelo volume e qualidade de compra de gado. Veja no ranking abaixo:

Locateli revelou ainda procura de pecuaristas interessados na fórmula para produzir o melhor lote, uma combinação entre idade, peso, acabamento e volume de animais. “Semana passada estivemos em Campo Grande em uma reunião de pecuaristas discutindo não só sobre o campeonato, mas falando sobre genética, qualidade, nutrição. O universo do circuito acaba extrapolando e se tornando um momento de reflexão e de oportunidade de avanços para a cadeia produtiva como um todo”, constatou.

Fábio Dias chamou atenção para a mudança de hábito dos produtores em relação ao circuito. “Interessante é que os produtores estão perguntando antes. Eles costumavam perguntar depois do resultado, era quando tinha conversa. Agora inclusive chamaram o André para perguntar sobre indicação, ajuda para interpretar o regulamento”, acrescentou o diretor da Friboi.

+ Veja aqui o regulamento de pontuação do Circuito Nelore de Qualidade 2019

Locateli reforçou que para participar das etapas do Circuito Nelore de Qualidade o produtor não precisa ser filiado à Nelore do Brasil ou às associações regionais. Todavia é preciso ser associado para estar habilitado a receber bônus do Protocolo Nelore Natural, que remunera pecuaristas com prêmios de até R$ 10,50/@.

Na imagem abaixo é possível ver ainda o calendário das etapas do circuito que ainda restam em 2019:

Veja a entrevista completa com Fábio Dias e André Locateli no vídeo abaixo:

Confira os números gerais do Circuito Nelore de Qualidade 2019:

Sair da versão mobile