SEM PREJUÍZO NA SECA

Estas três dicas são tiro e queda para engordar o boi na estiagem. Confira

O pecuarista e consultor Victor Darido mostra como é possível o pecuarista não sair prejudicado na seca e ainda manter a boiada gorda

Um pecuarista paulista deu dicas que ‘são tiro e queda’ para engordar o boi na estiagem e fazer o produtor fugir dos prejuízos. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Quem deu as três dicas de ouro foi o consultor e pecuarista Victor Darido, titular da fazenda Água Preta, de Pindamonhangaba, na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.

Ele apresentou seu depoimento no Giro do Boi desta quinta-feira, 9.

1ª dica: ajuste de taxa de lotação

Pecuária eficiente emite menos gases e sequestra carbono do ar, diz pesquisador
Bovinos de corte em área de pasto da fazenda. Foto: Reprodução

A primeira dica de Darido é fazer, no final do período das águas, o ajuste na caixa de lotação.

“Isso dependerá da realidade de sua fazenda. Eu, por exemplo, concentro um volume maior de abate de animais e reduzo o volume de reposição para poder passar a seca com menos animais, por causa do menor suporte das minhas pastagens”, diz Darido.

2ª dica: ajuste da suplementação

Suplementação de bovinos. Foto: Reprodução

Com a queda no teor de proteína e elevação no teor de fibra das pastagens, o pecuarista deve ajustar a suplementação nutricional do gado.

“Se você trabalha, por exemplo, com a suplementação apenas mineral, utilize para uma suplementação proteica para potencializar o desempenho dos animais”, diz o pecuarista e consultor.

3ª dica: diferimento das pastagens

Rebanho de bovinos Nelore em área de pasto. Foto: JMMatos

O diferimento das pastagens é quando se ajusta a suplementação e a capacidade de suporte das pastagens.

“No período das águas, automaticamente, sobra um pouco de pasto. Essa sobra de pasto que você não usou nas águas e, por isso, você reserva e estoca para ser utilizada na seca”, diz Darido.

Jornada da Pecuária Lucrativa

O produtor ajuda inclusive os demais pecuaristas a fazer as contas. Ele ministra cursos on-line, atendendo cerca de três mil alunos em todo o Brasil e em cerca de cinco países.

Os contatos podem ser feitos via Instagram @victordarido ou pelo site victordarido.com.br/pecuarialucrativa.

Sair da versão mobile