Espetáculo: novilhas chegam a quase 21@ somente a pasto em MS

Produção é do tradicional pecuarista e personalidade política Levy Dias, dono da Estância Jeroá em Campo Grande (MS)

O quadro Giro pelo Brasil desta segunda-feira, 30, destacou um lote de novilhas que atingiu um peso médio de 20,7 arrobas (311 quilos). “O grande detalhe foi que esses animais foram terminados exclusivamente a pasto”, diz o originador Maikel Nantes, da unidade da Friboi de Campo Grande (MS).

A produção veio do tradicional pecuarista e personalidade política sul-mato-grossense Levy Dias, dono da Estância Jeroá em Campo Grande (MS). Os animais fizeram parte do Protocolo 1953.

Lançado em 2018, o protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.

Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças britânicas), machos precisam ser castrados e terem até dois dentes incisivos, e as novilhas até quatro dentes. A maturidade e o acabamento também são fundamentais.

Confira no vídeo abaixo os destaques do lote:

Bahia

Outros lotes que mereceram destaque foram da produção do pecuarista Maurício Ruettimann Liberato de Moura, da fazenda Natal, no município de Santa Luzia (BA), e do produtor Jordan Andrade, da fazenda Primavera, em Itapetinga (BA).

O gado de Moura foi suplementado a pasto e atingiu 22 arrobas (332 quilos). Já no lote de bovinos de Andrade, 70% dos animais chegaram com até quatro dentes e uma média de peso de 23,2 arrobas por animal. Os lotes foram apresentados pelo originador Higor de Oliveira, da unidade da Friboi de Itapetinga (BA).

Confira no vídeo abaixo os destaques dos lotes:

Sair da versão mobile