O meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou um panorama climático promissor para os próximos meses no quadro “Giro do Tempo”. Mesmo com a previsão de um aumento nas temperaturas, há esperança de chuvas consistentes a partir de outubro, o que trará alívio para muitas regiões agrícolas do País. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Nas próximas semanas, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, uma frente fria prevista para os dias 15 a 17 de setembro trará uma queda temporária de temperatura, com máximas chegando a 24°C.
Embora essa frente fria traga uma chuva limitada a cerca de 10 mm, ela marca o início de um período em que as chuvas começam a retornar de forma mais agrícola e volumosa, especialmente a partir do final de setembro e início de outubro.
Impactos das chuvas no Brasil
O avanço das frentes frias também levará precipitações para o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, contribuindo para a tão necessária reposição hídrica e beneficiando, principalmente, a implementação da safra 2024/2025.
Contudo, muitas áreas, como o Brasil Central, Nordeste, e regiões do Mato Grosso e Goiás, permanecerão com condições predominantemente ensolaradas e sem chuvas volumosas no curto prazo.
Expectativas regionais
Apesar da esperança de um outubro mais úmido, é importante destacar que a chuva acumulada pelos sistemas que avançam sobre São Paulo será mais perceptível na porção sul e especialmente na faixa leste do estado.
As demais regiões, incluindo o interior do Matopiba, ainda aguardam por condições mais favoráveis.
Esse cenário, ainda que otimista, requer que os agricultores permaneçam atentos e ajustem suas expectativas e manejos conforme as condições climáticas se desenvolvem, preparando-se adequadamente para o plantio e as operações das safras futuras.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.