Especialista em grãos alerta: quem for confinar tem de ficar de olho nos contratos futuros

O especialista disse que está otimista com a próxima safra de grãos, mas por conta de divergências envolvendo Estados Unidos e China, pode haver uma demanda grande pelos grãos brasileiros e isso pode encarecer os cereais no mercado interno.

Nesta terça-feira, 18, o Giro do Boi exibiu uma entrevista com o pesquisador, analista e professor do Departamento de Zootecnia do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, Lucílio Alves. O especialista trouxe um panorama do mercado mundial de grãos e os impactos globais sobre questões políticas, econômicas e de fatores climáticos que devem afetar a pecuária brasileira neste segundo semestre e nos próximos anos. O especialista disse que está otimista com a nossa próxima safra de grãos, mas por causa de divergências envolvendo Estados Unidos e China, pode haver uma demanda grande pelos grãos brasileiros e isso pode encarecer os cereais no mercado interno. Sobre isso, ele alertou para que o produtor seja mais planejado e que fique atento aos contratos de mercado a termo e contratos de opção. “Somente assim, o produtor de carne conseguirá garantir preços interessantes nos insumos;”, alertou.

Confira abaixo a previsão do especialista e os cuidados que o pecuarista brasileiro deve ter com o futuro da sua atividade, caso ele opte em terminar corretamente o seu gado e necessite de grãos para isso:

Sair da versão mobile