Um especialista e consultor de pecuária deu os dez passos para qualquer produtor rural aumentar em dez vezes os ganhos da fazenda. Assista ao vídeo abaixo e confira em detalhes quais passos são estes.
Quem mostrou o caminho das pedras para a alta rentabilidade numa propriedade de produção de gado de corte foi o engenheiro agrônomo Armélio Martins, consultor e gestor de uma fazenda no interior de Goiás.
Ele foi o entrevistado principal no programa Giro do Boi desta segunda-feira, 6.
“Uma equipe bem treinada e bem montada é o princípio para uma fazenda de pecuária com bons resultados. Ninguém faz nada sozinho”, diz Martins.
As lições passadas pelo consultor foram o resultado de um longo trabalho na lida na fazenda de cerca de 40 anos.
O salto de lucratividade da fazenda
O experimento dos dez passos foi feito na fazenda Engenho da Serra, no município de Bela Vista, propriedade integrante do programa Qualitas de Melhoramento Genético.
Os resultados saíram ao longo de cinco anos e ao passar de quatro safras.
Entre os principais números estava o aumento da produtividade média que saiu de 6 arrobas para 30 arrobas por hectare por ano. O crescimento foi de cinco vezes.
“No início, projetávamos um crescimento de até 25 arrobas por hectare por ano, no entanto, o salto foi até maior”, diz Martins.
No entanto, o maior salto do projeto foi na lucratividade por hectare que saiu de R$ 280 por hectare para cerca de R$ 2,8 mil por hectare. Um crescimento de dez vezes.
“O crescimento acontece porque a pecuária brasileira está produzindo, em média, muito pouco, por isso temos boas oportunidades para crescer a atividade”, diz o consultor.
Os 10 passos para a alta lucratividade
Para implementar os dez passos para alta lucratividade numa fazenda de gado de corte começa com um checklist da fazenda bem apurado na fazenda.
A lista, no entanto, deve ser feita não só pelo produtor rural, mas juntamente com o gerente da fazenda e até com o gestor financeiro.
A ideia é que o checklist passe por todas as estruturas da fazenda fazendo uma avaliação sobre cada item. Devem ser avaliadas a qualidade de pastos, a mão de obra, o curral, entre outros itens.
A fertilidade do solo e a correção e adubação fazem parte do segundo e terceiro passos. Confira abaixo os dez passos:
- É preciso fazer um check-list da fazenda;
- A fertilidade do solo é a base de tudo;
- Correção e adubação básicas funcionam;
- O “fuxiqueiro” dá uma visão macro do pasto;
- Quanto mais homogêneo o lote, melhor;
- Uma estratégia nutricional para cada período;
- Tecnicamente, boitel é melhor;
- Todo sistema tem riscos;
- Insumos certos na hora certa;
- Falta de capital de giro é um grande gargalo.
“Fuxiqueiro” mostra a altura do pasto
Um dos passos e trouxe grandes resultados foi a instalação de um “fuxiqueiro” nas áreas de pastagens.
O fuxiqueiro nada mais é do que uma régua para o pecuarista avaliar a altura do pasto e definir a entrada e saída dos lotes de animais.
Cada fuxiqueiro tem de ser específico para o tipo de capim, pois cada pasto terá a altura ideal para entrada e saída de bovinos.
Confira a entrevista na íntegra e saiba mais detalhes sobre os passos para uma alta lucratividade. Para outras dúvidas, Martins disponibilizou o contato dele: (62) 99971-4888.