É recomendável fazer a inseminação das vacas para garantir um maior controle no decorrer da estação de monta da fazenda? Confira a resposta detalhada no vídeo abaixo.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista goiano Ademir Ferraz e foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 21.
Ele nos escreveu dizendo que possui um rebanho de 60 matrizes, 45 nelore e as demais mestiças. O produtor quer multiplicar o plantel e está criando os animais em regime extensivo de pastagem.
Quem esclareceu a dúvida foi o médico veterinário e especialista em reprodução bovina Eduardo Rossignolo, promotor técnico da Globalgen,
Segundo ele, sim, o protocolo de inseminação artificial por tempo fixo (IATF) é uma grande ferramenta para o controle da estação de monta.
“O pecuarista consegue definir a estação de parição, a estação de reprodução e consegue ajustar as cargas dentro da carga de rotação dentro da fazenda”, diz o especialista.
Além disso, a técnica influenciará na produção de bezerros mais pesados, pois o produtor vai fazer a vaca parir num momento mais oportuno, segundo Rossignolo.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Faça como o telespectador acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre manejo sanitário ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.
Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.