O telespectador Leonardo Rei enviou sua dúvida ao Giro do Boi Responde direto de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ele, que é dentista, contou que está passando pelo processo de sucessão na propriedade rural da família, composta por 145 hectares de solo misto no município de Espírito Santo do Dourado-MG. Em sua área, predomina o relevo montanhoso e ele tem dúvida se é possível produzir carne de qualidade e macia neste tipo de terreno tal qual é feito em áreas planas.
+ DEP para maciez da carne é novidade em lançamento de sumário de touros Nelore
O zootecnista e também pecuarista Tiago Felipini, profissional especialista em nutrição e consultor da Alcance Planejamento Rural, disse que é possível, desde que o produtor esteja atento às condições de seu pasto de modo que o sistema viabilize a terminação de animais precoces.
“É possível, sim, se você trabalhar com ajuste de lotação nas suas áreas de pasto, ou seja, colocar a quantidade de gado que o pasto suporta. […] Aí você vai conseguir alimento para esses animais ao longo do ano e, com isso, eles vão manter um GMD (ganho médio diário) sempre crescente e isso vai favorecer você a produzir animais precoces. O ideal é você estar produzindo animais com até 24 meses, se possível com até 18 meses”, apontou Felipini.
O consultor lembrou também do papel que a suplementação pode desempenhar nesse processo para assegurar a precocidade do gado ao abate. “Você suplementa com mineral na época chuvosa, proteico na época seca, quando não estiver chovendo. Mas o segredo é conseguir produzir pasto para passar o período seco, de estiagem, e ter pasto bom na época chuvosa”, reforçou.
+ Qual o melhor capim para diferimento em áreas de morro?
+ Pesquisador orienta pecuarista sobre produtividade de pasto em região alta, fria e íngreme
+ Ainda não reservou pasto para a entressafra? Saiba como aproveitar as últimas chuvas da estação
+ Estação das águas está acabando? Momento é ideal para fazer o diferimento de pastagem
Leia também:
+ É possível produzir carne de qualidade com o Nelore?
+ Como a mudança de comportamento do consumidor de carne transformou a pecuária?
Qual é a sua dúvida sobre produção de carne bovina de qualidade? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do especialista segue disponível pelo vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Arquivo / Leonardo Resende – Fazenda Triqueda