O produtor João Manoel Gonçalves, de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, enviou sua pergunta ao Giro do Boi perguntando se é mito ou verdade que o boi prefere água quente à água fria.
“Ele pergunta se, numa situação hipotética, o gado vai preferir uma água mais quente, mesmo que seja de um açude barrento, ou se ele prefere a água corrente de um riacho, de um córrego, de um rio, que é mais fria”, esclareceu o médico veterinário e especialista no tema, Fernando Loureiro.
“O animal tende a preferir a água próxima da temperatura corpórea dele, então o animal dá preferência para uma água acima dos 26º C, 27° C. E a água corrente de rio ou riacho tende a estar sempre abaixo dessa temperatura mesmo em dias quentes. Então no inverno essa água chega a temperaturas próximas de 10º C e até abaixo e o animal vai dar preferência pela água quente”, respondeu.
+ Onde posicionar bebedouros no pasto? Devo colocar na sombra?
Se tiver escolha, o animal pode inclusive dar preferência para a água barrenta de um açude, conforme alertou o veterinário, algo que deve ligar o alerta do pecuarista pois a água suja pode trazer doenças para o rebanho (carcaças de animais mortos, como pequenos roedores, e esterco podem contaminar a água, levando até ao botulismo). Além disso, caso esteja muito suja, o animal pode refugar a água e beber menos do que deveria, prejudicando seu desempenho.
Fernando apontou em sua participação um quadro que mostra variação no consumo de água das diferentes categorias conforme a temperatura:
Segundo frisou o veterinário, é importante o pecuarista ter o máximo controle da água servida aos animais para incentivar o consumo e evitar possíveis doenças. “O gado tem que é beber água. Se você puder gerenciar esta água, servir ela num bebedouro, uma água limpa, daquelas que você poderia não só lavar o rosto, mas beber, junto com os animais, a mesma água que os animais bebem, essa é a água ideal”, reforçou.
+ Que cuidados eu devo ter com o bebedouro do semiconfinamento?
+ Pesquisador indica os seis passos essenciais da limpeza de bebedouros
“Os animais refugam, sim, um pouco da água gelada, mas quando só tem ela, é esta a água que vai ser bebida. E, muitas vezes, a gente não tem a opção de regular a temperatura, mas na limpeza da água a gente tem que interferir para que os animais bebam uma água limpa sempre”, concluiu.
+ A água servida no bebedouro de pneu é segura para o gado beber?
+ A qualidade da água que as vacas bebem interfere na reprodução?
Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Veja a resposta completa do veterinário especialista:
Foto: Reprodução / Facebook