QUE PASTO É ESSE?

É capim Elefante ou Kurumi? Especialista desvenda mistério. Saiba mais

Confira as recomendações da doutora em zootecnia Janaína Martuscello para manter essa planta daninha longe das fazendas. Assista ao vídeo

Uma pecuarista está com um capim crescendo em sua propriedade, mas está em dúvidas sobre qual planta se trata: o capim Elefante ou o Kurumi? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.

A questão foi levantada pela telespectadora e pecuarista Tatiana Morresque, do município de Faxinalzinho (RS). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 6.

A produtora escreveu para o Giro do Boi e encaminhou a foto mostrando os detalhes do capim que está crescendo em sua propriedade (confira a imagem na foto abaixo).

Detalhe do capim que está se desenvolvendo na propriedade. Foto: Tatiana Morresque
Detalhe do capim que está se desenvolvendo na propriedade. Foto: Tatiana Morresque

A zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello pode ter resolvido o mistério. Ela é professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País.

“A inflorescência que aparece na foto é da espécie Pennisetum purpureum que é a espécie que a BRS Kurumi pertence”, diz Martuscello.

Por isso, existe uma possibilidade de ser sim o capim Kurumi, segundo a pesquisadora. No entanto, é preciso avaliar outras características morfológicas, para ter certeza se é ou não a cultivar BRS Kurumi.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como a telespectadora acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile