Uma doença silenciosa que é considerada uma das principais em bovinos pode levar os animais a contraírem outras patologias. Assista ao vídeo abaixo e saiba em detalhes como prevenir esse mal.
A doença em questão é a Diarréia Viral Bovina (BVD). Quem deu detalhes dessa patologia foi o médico veterinário Herlley Nunes.
Ele é coordenador de território da Boehringer Ingelheim na região de Uberlândia (MG). Nunes foi um dos entrevistados do programa Giro do Boi desta sexta-feira, 24.
“O grande problema sobre a BVD é a negligência. É uma doença silenciosa e que pode impactar o rebanho”, diz Nunes.
É por isso que o pecuarista precisa ficar atento nas rondas sanitárias para pode identificar o mal para não levar a fazenda a uma série de prejuízos.
O que é a Diarreia Viral Bovina (BVD)?
A BVD é uma doença causada por um Pestivirus e transmitida pelo contato direto ou indireto.
A doença pode ser identificada a partir de sinais clínicos como febre, diarreia, erosões bucais, falência reprodutiva, aborto até morte rápida do animal.
A prevenção e controle de BVD se dá com a vacinação de fêmeas aos sete meses de idade, aos 18 meses ou antes da cobertura, e revacinar anualmente.
Prejuízos da doença na produção de bovinos
Entre os prejuízos causados pela BVD estão o maior intervalo de partos com queda na produção de leite e menor número de nascimentos de bezerros.
Além disso, a doença pode ser a porta de entrada para demais enfermidades no rebanho.
“A contaminação vai promover o que chamamos de bezerro “PI” que quer dizer persistentemente infectado”, diz Nunes.
O especialista alerta que há inúmeras patologias de podem ser agravadas a partir da BVD especialmente em propriedades de cria.
Confira no vídeo acima os detalhes para prevenção desses males do gado e livrar a propriedade de inúmeros prejuízos.