Algumas áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Bahia já estão há 50 dias sem o registro de chuvas agrícolas, conforme a avaliação da meteorologista Desirée Brandt da Climatempo, no quadro Giro do Tempo, desta quinta-feira, 28. As chuvas agrícolas são precipitações acima de dois dígitos, ou seja, acima de 10 milímetros diários.
Há semanas a situação é a mesma em grande parte do Brasil Central, que segue com o tempo seco. Segundo Desirée, a situação é agravada pela massa de ar seco que persiste em grande parte do País.
Chuva só nos extremos
Enquanto a seca persiste no centro do Brasil, há previsão de chuva nas áreas mais ao sul e no extremo norte do país, e também na faixa leste do Nordeste. Hoje, ainda persistem fortes chuvas no Rio Grande do Sul, podendo alcançar Santa Catarina. Os maiores volumes podem ocorrer na porção noroeste do Estado, atingindo 100 milímetros de chuva.
Confira no vídeo abaixo a previsão na íntegra com detalhes para Ponto Chique (MG), Mococa (SP), a pedido de telespectadores do Giro do Boi:
Quer saber sobre o tempo em sua região?
Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.