O Desafio da Pecuária Responsável está de volta. A Phibro Saúde Animal anunciou recentemente a segunda edição da iniciativa que premiará as mais altas práticas sustentáveis dentro da fazenda. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
Quem falou sobre as características da segunda edição do Desafio da Pecuária Responsável foi o zootecnista Danilo Grandini. Ele foi o entrevistado no programa Giro do Boi desta terça-feira, 2.
Grandini é o diretor global de marketing para bovinos da Phibro Saúde Animal.
O Desafio da Pecuária Responsável consiste na elaboração, por parte dos participantes, de ideias ou projetos executáveis e aplicáveis ligados às práticas sustentáveis, que tenham as pessoas como motor de transformação.
No site do projeto estão disponíveis o regulamento completo e o passo a passo necessário para inscrição, desenvolvimento e apresentação do projeto.
“Deveremos destacar tudo que contribua para perpetuação com o tripé econômico, social e ambiental dentro das fazendas”, diz Grandini.
Esta edição do Desafio da Pecuária Responsável tem patrocínio da Beckhauser, Friboi, Integral Certificações e Vetoquinol Saúde Animal. No total, cerca de 130 empresas e entidades aderiram à iniciativa como apoiadoras.
Curadoria do Desafio da Pecuária Responsável
As inscrições já estão abertas no site e terminam em 30 de maio. Clique aqui saiba os detalhes da premiação e se increva.
A iniciativa tem curadoria da consultoria Athenagro e comitê técnico formado ainda por Instituto Be.Animal, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec), Notícias do Front e Embrapa Gado de Leite — que se junta ao projeto.
Após o término do período de cadastro, dez iniciativas serão selecionadas para curadoria especial e gratuita da Athenagro.
Ao fim, serão escolhidos os três finalistas. Desse grupo sairá o grande vencedor, em outubro, que receberá o grande prêmio de R$ 15 mil.
Edição de 2021: foco em bem-estar animal
O primeiro Desafio da Pecuária Responsável, iniciado em 2021 e concluído em julho de 2022, abordou o bem-estar animal.
Foram inscritos 73 projetos de diversos estados brasileiros. A edição teve como vencedora Rubia Pereira Barra, pecuarista de Paranaiguara (GO).
Formada em odontologia, ela propôs um procedimento operacional padrão sobre vacinação — abrangendo desde o acondicionamento até a esterilização de seringas e agulhas –, com o objetivo de reduzir abcessos e reações no rebanho.