Você sabe qual é a importância e quais são os principais mercados para os alimentos preparados de carne bovina, que são os produtos que vêm prontos, ou quase prontos, para o consumo? O Giro do Boi tratou do assunto nesta terça, 27, com a exibição de uma reportagem gravada durante a edição 2018 da Intercorte em São Paulo-SP. Durante o evento, o painel “A carne além do churrasco” levou aos pecuaristas detalhes desta linha que conta com mais de 300 produtos, como salsichas, almôndegas, carne desfiada, cubos e tiras de carne, peças anatômicas, fiambre, hambúrgueres, mortadela, entre outros.
Entre os principais destinos deste tipo de produto estão os canais institucionais. No Brasil, alguns dos exemplos são a merenda escolar e as Forças Armadas Brasileiras. “Não é um mercado tão convencional. As pessoas não imaginam que o produto preparado está sendo destinado a estes mercados. […] Os produtos preparados estão presentes na merenda escolar e isto tem trazido vários benefícios”, citou Manoel Neto, supervisor de vendas institucionais de alimentos preparados da JBS.
O profissional listou as principais vantagens que as instituições têm com o uso dos preparados em suas refeições. “Estamos falando de segurança alimentar, praticidade e garantia de abastecimento, tudo isso por conta dos alimentos preparados”. Somente no estado de São Paulo são 4,3 milhões de alunos atendidos pelos alimentos preparados da indústria. Já nas Forças Armadas, as refeições à base dos produtos atendem 220 mil homens.
Os benefícios no uso da linha não restringem somente ao Brasil. Por todo o mundo, diversas outras instituições se valem destas refeições práticas. “Há dez anos a gente fornece para o exército britânico, em que os soldados recebem diariamente uma alimentação à base tanto de boi quanto de frango, isto tanto no acampamento quanto no que eles chamam de rações, que são os pratos individuais, com alimentos que são provenientes do Brasil. […] A gente é feliz de saber que o seu boi, pecuarista, está hoje em dia no prato das Forças Armadas da Inglaterra há dez anos”, destacou Leonel Ramires, gerente executivo de exportações de alimentos preparados da JBS.
A personalização dos produtos para cada tipo de cliente e necessidade é um dos diferenciais dos produtos preparados, reforçou Ramires. “O que o nosso consumidor está procurando? O que ele espera quando ele está comendo um alimento preparado, um prato pronto? Qual o valor ele enxerga naquele alimento? A equipe de Pesquisa & Desenvolvimento tem um trabalho primordial na questão do entendimento da necessidade, transporta isto para os nossos processos internos fabris e começa o ciclo de desenvolvimento”, resumiu.
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