DOENÇA RESPIRATÓRIA BOVINA

De cada 10 bovinos, ao menos 1 vai adoecer neste inverno. Saiba como evitar

Conheça os detalhes médico veterinário Bruno Ribeiro, coordenador de vendas da Vetoquinol Saúde Animal

O inverno se aproxima e com ele se agravam as chamadas Doenças Respiratórias Bovinas, também conhecidas pela sigla DRB. Saiba que de cada dez bovinos confinados, ao menos um deve adoecer nesse inverno. Assista ao vídeo abaixo e saiba detalhadamente como evitar isso.

O programa Giro do Boi desta segunda-feira, 24, entrevistou o médico veterinário Bruno Ribeiro, coordenador de vendas da Vetoquinol Saúde Animal.

Ele explicou quais são as principais Doenças Respiratórias Bovinas e como o produtor pode tratá-las e evitá-las.

“As doenças respiratórias em bovinos são realmente bem preocupantes de devem ser bem monitoradas pelos pecuaristas. Dependendo do grau dela, ela pode até matar o gado”, diz Ribeiro.

As DRBs passam a se agravar com a chegada da estação seca do ano. Isso acontece especialmente nos confinamentos de gado, por conta da aglomeração de animais, do frio, do aumento de poeira e da rápida transmissão entre os animais.

O que são as Doenças Respiratórias Bovinas (DRBs)?

Área de cocho de alimentação dos bovinos em confinamento. Foto: Reprodução
Área de cocho de alimentação dos bovinos em confinamento. Foto: Reprodução

As Doenças Respiratórias Bovinas (DRBs) é uma infecção que acomete as vias respiratórias dos animais.  Elas ocorrem principalmente durante o inverno e a estiagem.

Essas infecções pulmonares podem desenvolver um quadro de pneumonia ou bronquite no animal. As DRBs são comuns e custosas para os produtores de gado de corte.

“Estimamos que cerca de 8% a 8,5% dos bovinos no País sejam afligidos com as DRBs todos os anos”, diz Ribeiro.

Normalmente, estão associadas a infecções dos pulmões que causam problemas respiratórios em bovinos recentemente desmamados e em confinamento.

Quais os sintomas dessas doenças nos bovinos?

O ideal é que o produtor agende sempre uma ronda sanitária para averiguação do rebanho para checar qualquer sinal da DRB.

Entre os sintomas que podem ser observados estão o comportamento do gado se batendo, respiração abdominal, isolamento do grupo e ficar longe do cocho.

“Também pode ser observado corrimento nasal e corrimento ocular. O gado doente pode ficar prostrado e com pelo arrepiado”, diz Ribeiro.

Confira a entrevista na íntegra para saber as formas de controle e a prevenção da doença.

Sair da versão mobile