ORGULHO DE SER PECUARISTA

De 40 cabeças para 50 mil! Família mineira faz história com um dos confinamentos mais eficientes do Brasil

Confira a trajetória da família Nascimento que transformou a produção de gado na região do Triângulo Mineiro

No princípio, a produção era de 40 cabeças. Hoje, são cerca de 50 mil bovinos de corte de carne premium terminados em confinamento por ano. Assista ao vídeo abaixo e confira como o trabalho de uma família mineira transformou a pecuária com um dos confinamentos mais eficientes do País.

Quem contou essa história foi o pecuarista Paulo Roberto do Nascimento Filho, do Grupo Transcap e Confinamento Elite, que está localizado no município de Capinópolis (MG).

O produtor participou do quadro ‘Orgulho de Ser Pecuarista’ que foi ao ar nesta quinta-feira, 30.

“Tenho muito orgulho de estar por trás de uma atividade que gera renda e é um trabalho sagrado para a produção de alimentos”, diz Nascimento Filho.

Ele faz parte da segunda geração de produtores rurais, iniciada na década de 1970, por seu pai, Paulo Roberto do Nascimento.

Hoje, Nascimento Filho e seu irmão Carlos Humberto é que tocam a propriedade, sob os olhos atentos dos pais.

Do leite ao um dos confinamentos mais eficientes do País

O patricarca da família, Paulo Roberto do Nascimento. Foto: Divulgação
O patricarca da família, Paulo Roberto do Nascimento. Foto: Divulgação

A história da família Nascimento começa com uma pequena produção de leite a partir de cinco vacas leiteiras.

Aos poucos a produção foi caminhando para a terminação de bovinos para produção de carne, com a base de bovinos de leite.

Através de uma parceria com uma multinacional, a família passou também a operar no transporte e, assim, pode desenvolver ainda mais a terminação de gado.

“Hoje, nossa produção de gado não perde em nada em qualidade em comparação aos Estados Unidos”, diz o pecuarista.

O confinamento termina em um gado jovem com base de cruzamento industrial, com genética taurina, e que atende 100% ao mercado de exportação.

Foco na produção de carne bovina de qualidade

Gado com genética Angus no Confinamento Elite. Foto: Divulgação

O Confinamento Elite é um dos primeiros projetos de confinamento do triângulo mineiro e hoje é reconhecido como um dos mais modernos programas de produção de carne de qualidade do País.

O perfil de abate do confinamento é de bovinos jovens que atingem uma média de peso de carcaça de 22,5 arrobas e com um rendimento de carcaça que chega até a 58%.

Os fazendeiros criaram até um estilo próprio de recria que está garantindo um resultado surpreendente. É chamado de recria expressa no cocho, ou REC. Assista a entrevista na íntegra e saiba em detalhes sobre como funciona este sistema de produção.

Sair da versão mobile