Dá pra fazer silagem com Navalhão, também conhecido como Capim-capivara?

Embora seja tecnicamente viável produzir silagem com qualquer capim, agrônomo recomendou que o pecuarista não use a variedade para alimentar os animais

O telespectador Robson Silva, de Alta Floresta-MT, perguntou se é possível fazer silagem com o Capim-capivara, popularmente conhecido como Capim-navalha ou Navalhão, fazendo a hidrólise de cal hidratada.

+ Por que o meu gado está rejeitando a cana hidrolisada?

O Giro do Boi consultou o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, para tirar a dúvida de Robson.

Segundo o especialista, tecnicamente é possível fazer a silagem, embora o produto não seja de boa qualidade para o gado. “Você pode produzir silagem de qualquer capim seguindo o processo, porém é um tiro no pé. Você estaria usando o que há de pior em termos matéria prima para fazer a sua silagem”, rejeitou.

+ “Capim Navalha” está cortando os lucros do pecuarista

“Eu não recomendo o Navalhão, ou Capim-capivara. É um capim muito ruim, a palatabilidade dele é muito ruim, é péssima, é um material que nem in natura o gado come, quanto mais em forma de silagem. Nem usando o processo de hidrólise ajudaria na quebra da fibra dele, então eu não recomendo isso. Você vai perder tempo e a qualidade da sua silagem vai ficar péssima”, reforçou o agrônomo.

“Procure usar outras gramíneas que são bem melhores e você faz um alimento de qualidade”, indicou Pires.

Leia também:

Sair da versão mobile