Nesta quinta, 09, em edição do quadro Zadra Responde, uma pecuarista disse ao especialista em mensagem que possui novilhas Nelore e também um touro Holandês. “Eu não sei o que eu faço. Eu deixo cobrir o touro cobrir minhas novilhas?”, indagou a produtora, que se identificou somente como Miriam.
O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, respondeu à dúvida com um alerta a respeito de problemas no parto.
“Um cruzamento de uma raça europeia de leite, como o Holandês, que é uma raça de grande porte, sobre novilhas Nelore pode acarretar algum problema de parto. Então nós recomendamos que, para que você utilize este touro sobre suas novilhas Nelore, que você projete a parição delas quando elas tiverem com pelo menos 420 kg ou 14@, ok?”, disse Zadra.
O especialista completou que para que as fêmeas tenham seu parto com este peso projetado, de 420 kg ou 14@, estas novilhas devem ter entre 330 e 350 kg quando forem enxertadas.
+ Tenho vacas leiteiras, mas desejo aumentar a produção de carne. Que raça usar?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Veja a resposta completa do zootecnista Alexandre Zadra: