Será que o cruzamento de touro Angus com vaca Nelore é uma boa opção no interior de Mato Grosso? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada do especialista.
A dúvida veio do pecuarista Beto Pazetto, dono de uma fazenda de ciclo completo no município de Nova Bandeirantes (MT). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 14.
Ele escreveu para o Giro do Boi e pediu dicas para turbinar a genética do seu gado. Pazetto pensa em utilizar touros Angus em cima da vacada Nelore para vender os bezerros.
Quem deu os esclarecimentos foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
A ideia de cruzamento é uma ótima opção, sim, desde que seja feita através de inseminação, pois o touro não cobriria as fêmeas com muita eficiência por conta do calor da região em Mato Grosso.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.