Será que o cruzamento de zebu ⅝ com gado europeu ⅜ é uma boa opção para produção de leite e para ter bons bezerros de corte? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta na íntegra.
A dúvida veio do telespectador e pecuarist Milton Barbosa, do município de Nova Friburgo (RJ). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 13.
Ele escreveu para o Giro do Boi e diz que conhece fazendeiros da Colômbia e Venezuela que formaram seus rebanhos com animais 5/8 de sangue zebu leiteiro (Guzerá, Brahman ou Gir) e 3/8 europeu leiteiro (Holandês ou Pardo Suíço).
O produtor queria saber se daria certo aqui no Brasil, com plantel ⅝ zebu e ⅜ europeu para produção de leite e desmame de bezerros para corte.
Produção de leite
Quem deu os esclarecimentos sobre esse tipo de cruzamento foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Segundo o especialista, a questão preocupante num cruzamento desse tipo é quanto à produção leiteira.
“Quanto maior azebuado o gado, mais é curto o período de lactação”, diz Zadra.
Outro porém listado pelo especialista está na dificuldade de tirar leite de vacas com maior índice de sangue zebuíno, pois elas soltam o leite com o bezerro ao pé.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.