Ministra deve anunciar saída para crise dos fertilizantes no Congresso ANDA 2021

Congresso Brasileiro de Fertilizantes de 2021 acontece na próxima terça, dia 23, e está com inscrições gratuitas abertas; veja mais destaques do evento

Na próxima terça-feira, dia 23, o Congresso Anda 2021, realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos, promove um encontro entre as principais lideranças e players do setor no Brasil. Entre as presenças confirmadas está a da ministra da Agricultura Tereza Cristina, que deve anunciar uma solução para o impasse da atual crise dos fertilizantes.

Quem adiantou a informação em entrevista ao Giro do Boi desta sexta-feira, dia 19, foi o diretor executivo da ANDA Ricardo Tortorella. Conforme declarou em sua participação no programa, a ministra Tereza Cristina “está voltando da Rússia e vai contar as novidades. Ela conseguiu ótimos resultados lá na Rússia e teríamos restrições de fertilizantes e não vamos tê-las mais. […] Quase 20% que a gente consome aqui vêm da Rússia”, informou Tortorella.

+ Faça sua inscrição gratuita no Congresso Brasileiro de Fertilizantes 2021

DEPENDÊNCIA DA IMPORTAÇÃO DE FERTILIZANTES

Segundo lembrou o executivo, o Brasil é um país dependente da importação de fertilizantes. “Nós produzimos apenas 15% do que a gente utiliza aqui. E a gente tem uma dependência muito forte lá de fora”, salientou.

Por exemplo, os desafios da crise dos fertilizantes neste momento dizem respeito a dificuldades de frete, de atracação de navios e de contração de contêineres, pontuou Tortorella. “Então são coisas que o mundo está aprendendo a lidar. A Rússia está vivendo uma inflação muito alta e que afeta o nosso negócio”, comentou.

De acordo com o executivo da ANDA, a pandemia desencadeou aumentos nos preços em todo o mundo. Além disso, houve aumento de demanda por fertilizantes em diversos países, como EUA, China e Índia, além do Brasil. “Nós aumentamos a safra de grãos ao longo de toda pandemia e a oferta não cresceu na mesma velocidade dessa demanda”, justificou.

Em seguida, Tortorella apontou ainda que alguns países estão passando por crises de energia, o que significa riscos para as ofertas de fertilizantes.

IMPACTO NA PRODUTIVIDADE

Contudo, o uso de fertilizantes é imprescindível para manter a produtividade do setor. Tortorella reforçou que “a conta fecha quando a gente fala de rentabilidade”.

“Os insumos estão caros, porém eles são necessários porque um hectare que bem utiliza fertilizantes produz quatro, cinco vezes mais. Então a gente precisa e isso tem sido a história do Brasil nos últimos trinta anos”, enalteceu.

Acima de tudo, o Tortorella destacou os números conquistados pelo País pelo uso adequado de insumos. “Nós pulamos de uma safra de 100 milhões para 288 milhões de toneladas de grãos, que prevemos para esse ano. […] Graças ao uso de fertilizantes, sem aumentar muito a área plantada. Isso é produtividade, isso é uso adequado de fertilizantes e todos os insumos. Nosso produtor avançou e evoluiu muito”, reconheceu.

+ Estimativa indica aumento na produção de grãos na safra 2021/22, com previsão em 288,61 milhões de toneladas

Em seguida, o especialista respondeu qual deverá ser o maior desafio para a próxima safra. “Então o principal desafio é ele se planejar direito. É ele gerir bem o seu negócio e fazer conta, porque não tem uma regra única para cultura ou para pastagem. […] Nós precisamos fazer uma análise bem pente fino do negócio para otimizar receitas e despesas de uma forma geral”, orientou.

CONGRESSO ANDA 2021

Depois que contextualizou os desafios impostos atualmente pela crise dos fertilizantes, Tortorella convidou os interessados a participarem do congresso da próxima semana. O evento será transmitido online e as inscrições são gratuitas.

“A gente tem uma manhã guardada. Para o produtor rural é fundamental, para os agrônomos, para a academia, para todos nós que temos interesse no agronegócio sabermos um pouquinho do que está acontecendo”, opinou.

Em suma, Tortorella adiantou os assuntos que o congresso irá abordar, além de um possível anúncio pela ministra Tereza Cristina. “Vamos ter muita gente competente discutindo a fundo esses cenários, seja o cenário do mundo ou o cenário do Brasil de fertilizante nesse momento. A preocupação com a safra 2021, que tem tendência de a gente bater recorde, sim. As nossas entregas de fertilizantes foram bem feitas. A safrinha de milho agora, a safra 2022/23, as preocupações, o que precisa, como está esse mercado que já comprado, como vão ser essas entregas, em que tempo, como a gente prevê isso”, resumiu.

Por fim, assista entrevista com Ricardo Tortorella, da ANDA, sobre a atual crise dos fertilizantes e o convite para o Congresso ANDA 2021:

Foto: Reprodução / Mapa

Sair da versão mobile