Já são, até aqui, 34 anos dedicados à pecuária de corte na carreira do médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br. Mas dentro desse período, houve uma janela dedicada à avicultura que até hoje traz bons resultados para os produtores rurais de todo o Brasil.
Vieira recordou em entrevista concedida ao Giro do Boi desta quinta, 05, os dez anos que atuou como diretor executivo da Associação Baiana de Avicultura e que pelo bom trabalho desenvolvido, foi convidado a dar aula sobre o tema na UFBA. “Eu aprendi coisa demais. Eu sempre digo que foi uma pós-graduação em que eu fui remunerado”, comentou a respeito do trabalho na associação.
“E eu fui pego a laço também lá na faculdade (UFBA). O professor coordenador do curso, meu amigo, falou ‘Guilherme, já que você está na associação de avicultura, venha dar aula de avicultura aqui que o professor foi para um mestrado e não volta tão cedo’. E aí eu fui dar aula de avicultura e uns alunos que vendiam galinhas caipiras pediram para estruturar um material. Então estruturamos um manual simples de galinha caipira, entreguei para o Diego (aluno) e ele pediu: ‘Professor, eu quero mais dez desses!’ Conclusão, fizemos esse modelo”, contou.
Ao disponibilizar a publicação para comercialização em seu site, Farmácia na Fazenda, para surpresa do consultor, a maior parte dos clientes interessados era formada por pecuaristas. “Aí subimos para o site Farmácia na Fazenda e, para minha surpresa, é o manual que mais vende por lá, o de galinha caipira. Eu fui fazer uma análise qualitativa de quem compra, e são pecuaristas (em sua maioria)”, surpreendeu-se.
No manual, Guilherme ensina um passo a passo para construir uma estrutura 4 x 6 metros, totalizando 24 m² para a criação de até cinco galinhas por m².
Exemplo da estrutura sugerida pelo veterinário Guilherme Vieira em seu manual (clique para ampliar).
Uma das histórias que ilustram o sucesso do sistema é de um produtor que iniciou sua criação com 100 galinhas, implementou o sistema indicado no manual e hoje já dobrou o número de animais, além de reforçar a renda de seu sítio. “Foi um sucesso! Hoje ele está com 200 galinhas e o melhor de tudo, ele sugeriu que a senhora esposa de seu vaqueiro tomasse conta das galinhas, em um bom exemplo de inclusão social. E ele que só tinha renda na fazenda uma vez por ano, com a venda de cerca de 60 bois, agora passou a ter renda todo dia. Ele disse: ‘É o melhor sistema do mundo, eu passei a ganhar dinheiro e pagar as despesas’”, disse Vieira, compartilhando o exemplo.
“A única coisa que a gente como médico veterinário tem que alertar é a questão sanitária. Procure a vigilância sanitária local para organizar a questão sanitária da galinha caipira. Hoje é uma excelente fonte alternativa para o pecuarista, tanto de corte quanto de leite”, ressaltou.
+ Veja como adquirir a publicação “Crie Galinha Caipira – Manual” pelo Balcão Rural
Veja mais detalhes sobre o sistema e imagens da estrutura a partir de 16’10’’ do vídeo no embed abaixo: