Conheça os desafios do transporte boiadeiro de Mozarlândia, “a cidade do boi”

Quadro Giro na Estrada apresentou a estrutura que atende a logística da pecuária de corte na região do município próximo à divisa oeste de Goiás

“Aqui é uma região que tem bastante fazenda, tem grandes produtores. Mozarlândia é a cidade do boi”, apresentou no quadro Giro na Estrada desta sexta, 03, o supervisor de transporte boiadeiro da TRP que atende a unidade Friboi do município, Magnun Albuquerque.

Para ilustrar a relevância da pecuária na cidade, dos pouco mais de 15 mil habitantes de Mozarlândia, uma parcela expressiva de 2.200 pessoas, ou quase 15% do total, trabalham na unidade Friboi do município.

“Nosso desafio aqui é trazer o animal para dentro da unidade e também atender toda a demanda dos nossos amigos clientes pecuaristas, no caso atender os mais de 2.000 animais diariamente abatidos aqui da unidade. E também levar o gado magro, que é o gado de reposição. Então na nossa estrutura hoje a gente tem que acompanhar diariamente os veículos em manutenção, a equipe está toda focada na rastreabilidade destes veículos, rastreamento no período que eles estão na fazenda, que eles estão chegando, que estão no trajeto. A gente tem que manter os veículos em ordem para evitar qualquer contratempo no meio do caminho para ter a frota sempre disponível”, apresentou.

Segundo Albuquerque, sob sua responsabilidade estão 44 carretas de dois andares, 46 motoristas e cinco funcionários do administrativo, que mantêm a estrutura rodando. “Para poder suprir a demanda de região, como falamos, uma região de muitos confinamentos e grandes fazendas, então a reposição é muito grande também, o volume é alto, a gente está até planejando já para 2021 o aumento desta frota nossa aqui com veículos novos, carretas com elevador para ter toda uma estrutura voltada com frota nova, motoristas treinados para atender com a maior qualidade nossos amigos parceiros pecuaristas”, revelou.

Albuquerque citou o exemplo da parceria da empresa com a Fazenda Conforto, que faz a chamada viagem de três pernas, trazendo gado magro para reposição e, na mesma operação, voltando com gado gordo à indústria. “Hoje a gente atende a demanda da Fazenda Conforto em 100% do gado magro, de reposição. […] É um grande parceiro nosso”, comentou, citando também a economia que o produtor tem com a modalidade.

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