Conheça agora o boi com o maior chifre do mundo no quadro Raças e suas Curiosidades. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa história.
Animais da raça Texas Longhorn, que em inglês, a palavra ‘longhorn’ quer dizer ‘chifre longo’.
A raça bovina dos Estados Unidos se destaca pela produção de carne com baixo teor de colesterol e pelos longos chifres.
O chifre é sua marca registrada. Eles podem medir cerca de 2,5 metros de uma ponta a outra.
História do bovino mais chifrudo do mundo
A raça é originária da península ibérica, e foi levada para a américa pelos espanhóis desde a segunda viagem de Cristóvão Colombo, em meados dos anos 1500.
Acredita-se que os maiores rebanhos do Texas Longhorn da história foram registrados no Estado americano do Texas durante o final de 1800.
No continente americano, o gado se tornou ainda mais selvagem, passando a contar com chifres ainda maiores e mais longos, uma forma de defesa contra os predadores local.
Domesticação da raça Texas Longhorn
A domesticação da raça foi feita por tropeiros texanos principalmente de Fort Worth. Com o tempo, a cidade passou a ser o centro para a venda deste gado.
Nos dias de hoje, o transporte do gado Longhorn pelas ruas da cidade é um acontecimento que enriquece o turismo local. É encenado o trajeto do gado, como era feito há mais de 150 anos.
Características do Longhorn
O bovino Texas Longhorn possui várias cores de pelagens, no entanto, cerca de 40% do gado possui uma pelagem de tom vermelho e vermelho claro.
Grande parte do gene da ração é taurina, com 85%. Já os 15% restantes são da genética de animais zebuínos.
O animal pode ser bastante lucrativo, devido a sua aptidão para a produção de uma boa carne, que é considerada magra, tendo baixa concentração de colesterol e grande quantidade de ômega 3.
Contudo ele também é um animal rústico que possui resistência a parasitas e alta fertilidade.
Links de referências
https://www.itla.com/ (site em inglês)