No Giro do Boi desta sexta, 05, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, que é coordenador regional do Inmet, respondeu perguntas de telespectadores sobre tendências para o tempo ao longo do outono em suas regiões.
Josimar Cruz, de Macaé-RJ, perguntou a tendência do clima no outono e Luiz Fernando Corrêa quer saber se as chuvas vão ficar abaixo ou acima do normal no entorno de Sinop, no centro-norte mato grossense.
“Em geral os próximos meses podem ter chuvas um pouco abaixo da média na parte central do Brasil. O Rio de Janeiro ficaria na transição, um volume de chuvas próximo da normalidade. Em termos de temperatura, a gente vê que os próximos dias, em junho, devem ficar com temperatura um pouco acima da média na maior parte do País, a exceção é o Sul do Brasil. Em julho, aí sim, tem tendência de vir novamente o frio com mais força”, esclareceu.
O meteorologista fez um alerta de alto volume de chuvas para os próximos dias nos estados da Região Sul. Schneider detalhou que na semana que vem, a partir terça-feira, os volumes de chuva devem chegar aos 200 mm na faixa do centro-norte gaúcho. “Semana que vem, a partir da terça-feira, tem chuva forte prevista e aí os volumes de chuva em três, quatro cinco dias, entre terça, quarta e quinta-feira da semana que vem […] podem passar dos 200 mm na faixa centro-norte gaúcha”, disse o coordenador regional do Inmet. As instabilidades devem passar também pelos sul de SC.
Para esta sexta, 05, a previsão é de chuva para o norte do RS e sul de SC, com precipitações que podem chegar aos 70 mm. O norte de SC, sul do PR e Serras Gaúcha e Catarinense podem ter geadas no início da próxima semana com menos intensidade do que a observada recentemente.
Veja os mapas e a previsão em detalhes no vídeo a seguir: