“Comprei um garrote Nelore registrado (veja na foto acima) para reprodutor de apenas um ano de idade. Ele é indicado para reprodutor? Tem defeitos?” A pergunta veio do criador Ginevaldo Costa, de Tanque Novo, na Bahia.
O zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, atendeu o pecuarista.
“Pela foto, existe uma identificação do animal que é LOLO3082. Para o animal ser registrado na ABCZ, ele recebe inicialmente o caranguejo na face esquerda, que é o controle, o registro genealógico de nascimento, que os nossos técnicos de campo fazem nos animais até a desmama. Depois, numa avaliação final, após um ano de idade, esses animais são vistoriados para verificar se eles apresentam as características pertinentes ao padrão de cada raça zebuína e ele recebe o registro genealógico definitivo. E aí ele recebe a marca do caranguejo na perna direita”, contextualizou.
“No caso desse reprodutor que o senhor nos enviou na foto, a gente não vê a marca do caranguejo na perna direita do animal, então ele não possui o registro genealógico definitivo da ABCZ. E, pela foto, é um animal que deixa muito a desejar nos aspectos de morfologia de carcaça e de padrão racial dentro do Nelore. Então, para garantia do senhor e para a garantia de levar ao criador a utilização um touro PO, que realmente tenha o cuidado, as acuidades das informações do registro, é importante que ele tenha o RGD, o registro genealógico definitivo”, observou.
O zootecnista lembrou que as consultas sobre registro podem ser consultadas de modo online. “A ABCZ possui o ABCZ Mobile, que é disponibilizado gratuitamente para os smartphones, e também no ABCZ.org.br. Nestes dispositivos, o senhor colocando a série, que é a letra do animal e número, se ele for registrado e faça parte do registro da ABCZ, vai aparecer a situação dele. No caso específico do que a gente observa, as letras e o número desse animal que o senhor nos enviou constam como inativo no nosso banco de dados, então ele não é registrado”, informou.
+ Baixe o ABCZ Mobile para Android
“É muito simples e importante que o senhor leve para a casa e utilize realmente como reprodutor das raças zebuínas sempre um touro PO, com registro genealógico definitivo e, principalmente, é interessante que esse animal tenha avaliação genética condizente para que o senhor utilize nas suas matrizes dentro do seu sistema de produção”, recomendou.
+ Quanto tempo vai levar para eu ter um rebanho PO usando touros Deca 1?
+ Quero comprar novilhas Nelore. Que vantagens vou ter adquirindo fêmeas PO?
+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?
Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Confira a resposta completa do zootecnista no vídeo a seguir: