Como saber se o garrote Nelore que eu comprei para virar reprodutor é registrado?

Zootecnista Ricardo Abreu, da ABCZ, revelou como o criador pode consultar de modo online o registro genealógico de um animal

“Comprei um garrote Nelore registrado (veja na foto acima) para reprodutor de apenas um ano de idade. Ele é indicado para reprodutor? Tem defeitos?” A pergunta veio do criador Ginevaldo Costa, de Tanque Novo, na Bahia.

O zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, atendeu o pecuarista.

“Pela foto, existe uma identificação do animal que é LOLO3082. Para o animal ser registrado na ABCZ, ele recebe inicialmente o caranguejo na face esquerda, que é o controle, o registro genealógico de nascimento, que os nossos técnicos de campo fazem nos animais até a desmama. Depois, numa avaliação final, após um ano de idade, esses animais são vistoriados para verificar se eles apresentam as características pertinentes ao padrão de cada raça zebuína e ele recebe o registro genealógico definitivo. E aí ele recebe a marca do caranguejo na perna direita”, contextualizou.

“No caso desse reprodutor que o senhor nos enviou na foto, a gente não vê a marca do caranguejo na perna direita do animal, então ele não possui o registro genealógico definitivo da ABCZ. E, pela foto, é um animal que deixa muito a desejar nos aspectos de morfologia de carcaça e de padrão racial dentro do Nelore. Então, para garantia do senhor e para a garantia de levar ao criador a utilização um touro PO, que realmente tenha o cuidado, as acuidades das informações do registro, é importante que ele tenha o RGD, o registro genealógico definitivo”, observou.

O zootecnista lembrou que as consultas sobre registro podem ser consultadas de modo online. “A ABCZ possui o ABCZ Mobile, que é disponibilizado gratuitamente para os smartphones, e também no ABCZ.org.br. Nestes dispositivos, o senhor colocando a série, que é a letra do animal e número, se ele for registrado e faça parte do registro da ABCZ, vai aparecer a situação dele. No caso específico do que a gente observa, as letras e o número desse animal que o senhor nos enviou constam como inativo no nosso banco de dados, então ele não é registrado”, informou.

+ Baixe o ABCZ Mobile para Android

+ Baixe o ABCZ Mobile para iOS

“É muito simples e importante que o senhor leve para a casa e utilize realmente como reprodutor das raças zebuínas sempre um touro PO, com registro genealógico definitivo e, principalmente, é interessante que esse animal tenha avaliação genética condizente para que o senhor utilize nas suas matrizes dentro do seu sistema de produção”, recomendou.

+ Quanto tempo vai levar para eu ter um rebanho PO usando touros Deca 1?

Quero comprar novilhas Nelore. Que vantagens vou ter adquirindo fêmeas PO?

Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?

Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Confira a resposta completa do zootecnista no vídeo a seguir:

Sair da versão mobile