O criador de gado Vasco Frauzino, de Pontalina-GO, disse que teve problemas com retenção de placenta em vacas depois da IATF 2020/21. A fazenda corrigiu a situação melhorando o sal mineral, segundo o pecuarista. Agora, quatro vacas da propriedade tiveram parto gemelar de bezerros bezerras. “O que pode ter acontecido?”, questionou Vasco.
A produção do quadro Giro do Boi Responde recorreu ao coordenador técnico da GlobalGen Alexandre Prata para tirar a dúvida do criador goiano.
Segundo Prata, a retenção de placenta em vacas pode acontecer em duas situações principais.
Primeiramente ocorre quando o bezerro é muito grande. Então o criador deve estar atento para que o touro que ele escolheu para a IATF não seja grande demais em comparação com a vaca. Assim ele evita que o bezerro nasça muito grande, o que pode ser um fator na retenção de placenta em vacas.
+ Associação lança sumário de touros com índice para facilidade de parto
Do mesmo modo, a nutrição mal feita também pode contribuir para a retenção de placenta em vacas. “Vacas com uma má nutrição antes do parto tendem também a ter maior chance de retenção de placenta porque elas têm menor contratilidade do útero e isso ajuda a placenta a ficar retida”, explicou Prata.
PARTO GEMELAR EM BOVINOS
Em seguida, o especialista falou sobre as ocorrências de parto gemelar. De acordo com Prata, os partos gemelares são mais comuns com o uso da IATF. “Mas normal quanto? A gente vai ter em torno de 1 a 3% do total de partos sendo de gêmeos. Então não se preocupe que isso vai se diluir conforme as vacas vão parindo”, tranquilizou.
Por último, o coordenador técnico fez um alerta ao criador com relação ao parto gemelar de bezerros de sexos diferentes. “Quando a gente tem sexos diferentes, um macho e uma fêmea entre os gêmeos, geralmente a fêmea é infértil por causa do freemartinismo”, concluiu.
+ Pecuarista de Rondônia aposta em parto gemelar de olho na valorização do bezerro
Conforme sustentou Prata, o criador deve sempre acionar um médico veterinário para atender os animais em casos de retenção de placenta.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista. Acesse o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Veja aqui a resposta completa do especialista assistindo o vídeo a seguir: