Em participação no quadro Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta segunda, dia 18, o médico veterinário João Drumond, gerente técnico de biológicos da MSD Saúde Animal, respondeu dúvida de uma telespectadora mineira sobre calendário sanitário para bovinos.
“Gostaria de saber informações sobre as vacinas reprodutivas: como usar, quando vale a pena, como montar o calendário na fazenda, aproveitando que estamos começando o ano pecuário”, questionou Márcia Varejão, de Resplendor-MG.
+ Pecuária de cria está em momento estratégico para sanidade de fêmeas e touros; saiba por quê
PRINCIPAIS DOENÇAS
Imediatamente, o especialista destacou a importância da atenção para com os problemas sanitários no calendário sanitário para bovinos. “Sim, devemos começar com a prevenção contra as principais doenças reprodutivas o quanto antes. Então a vacina contra IBR, BVD e leptospirose, deve ser utilizada de cinco a seis meses de idade nos animais, com reforço entre três a quatro semanas, conforme a bula do produto escolhido”, apontou.
Logo depois, Drumond apontou as características do calendário sanitário para bovinos anual para as doenças reprodutivas. “Após essa vacinação inicial, devemos fazer um reforço contra leptospirose a cada seis meses e contra IBR e BVD a cada 12 meses”, resumiu.
Ao mesmo tempo, o veterinário reforçou que a telespectadora deve manter o alerta ligado para outras doenças. “Não podemos esquecer, ainda, da vacinação contra brucelose, que deve ser feita nas fêmeas entre três a oito meses”, completou.
+ Quando devo vacinar minhas vacas prenhas e os bezerros recém-nascidos?
Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para girodoboi@canalrural.com.br ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.
A resposta completa do veterinário João Drumond, da MSD Saúde Animal, à telespectadora de MG que quer saber mais sobre calendário sanitário para bovinos segue disponível no vídeo abaixo: