Dicas de sanidade animal também foram destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 1. O pecuarista Arnaldo Batista de Souza, do município de Ibirajuba (PE), perguntou como livrar o seu rebanho de duas doenças preocupantes: o carbúnculo e a raiva.
Para ambas, o principal método de controle começa na prevenção dessas doenças através da vacinação do rebanho. A recomendação é do médico veterinário Guilherme Moura, gerente de serviços técnicos de bovinos e bubalinos da Vetoquinol.
“O carbúnculo é uma doença causada por algumas espécies da bactéria Clostridium que é muito comum no Brasil. É importante vacinar a partir dos dois a quatro meses de idade. Recomenda-se um reforço após 30 dias e depois fazer o reforço anual”, diz Moura.
Não há contra indicação de vacinas em vacas prenhas. Como a transmissão pode ser na alimentação, então é fundamental checar sempre a qualidade dos pastos, silagem bem armazenada para evitar casos dentro do rebanho.
Raiva
Transmitida pelo morcego, a raiva também deve ser prevenida através da vacinação. A recomendação é imunizar o rebanho a partir dos três meses de idade. O reforço deve ser dado em 40 dias após a primeira dose.
Veja a resposta completa no vídeo abaixo:
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua pergunta sobre sanidade animal ou demais dúvidas que você tem sobre a lida na fazenda. Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.