O produtor José Victor Jemnecki Machado, de Sentinela Do Sul-RS, quer saber como faz para manejar capim Mombaça em seu estado. “Adubação nitrogenada? Consórcio com azevém sobressemeado? Ajuste de carga animal? Em especial pela época, começando o frio intenso na região”, questionou em síntese.
De acordo com o zootecnista Tiago Felipini, da Alcance Planejamento Rural, o capim Mombaça é inadequado para o Rio Grande do Sul. “Não é adequado para o clima em que você está, que é uma região fria, onde pelo menos durante seis meses do ano é muito frio”, detalhou.
Conforme explicou Felipini, quando a temperatura baixa para os 25º C o capim Mombaça para de se desenvolver. Como resultado, ele não cresce e não rebrota mesmo estando adubado e tendo umidade.
CONSÓRCIO
Contudo, o consultor orientou o produtor caso ele queira insistir com o capim Mombaça na fazenda. “Dá para adubar, dá para trabalhar e fazer até sobressemeadura, como você perguntou, em consórcio com azevém. É uma boa estratégia. Mas se esfriar, ele para (de se desenvolver)”, lembrou.
Por exemplo, Felipini informou que alguns produtores da região sul do estado de São Paulo estão usando esta estratégia.
+ Vai dar certo semear aveia e azevém junto com a braquiária?
Agora em relação à melhoria da fertilidade do solo, o consultor recomendou algumas ações. Em primeiro lugar, proceder com a análise de solo do modo correto (veja dicas pelo link abaixo). Depois disso, o produtor estabelece metas de produção, como a fertilidade que melhor se enquadra no modelo da fazenda.
+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?
Por último, Felipini ofereceu alternativas caso o produtor possa escolher outras forrageiras além do capim Mombaça. “Você pode estar procurando também outros capins, como o Tifton 85, que são os cynodons, ou o Capim Vaqueiro. E até o Tierra Verde, que se reproduz por sementes e é um pouco mais fácil de ser plantado quando se compara com o Tifton 85”, apontou.
+ Superlotei o piquete e agora o Mombaça não consegue rebrotar. O que fazer?
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Assista, enfim, a resposta do consultor sobre capim Mombaça em vídeo:
Foto: Reprodução / Embrapa