Como faço para curar meu garrote com ferida na pele?

Veterinário apontou possíveis diagnósticos e ajudou criador do interior do Rio Grande do Norte com dicas para curar lesões de pele em bovinos

O criador Pedro Félix, de Lagoa Nova-RN, tem uma dúvida sobre lesões de pele em bovinos. Ele disse que o seu garrote apresentou uma ferida na pele (semelhante à da foto acima em destaque) e quer saber como faz para curar.

Segundo o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, lesões de pele em bovinos podem ter várias causas. “Pode ter sido uma lesão por machucadura e, com a coceira, o animal encosta na porteira, no tronco, na cerca. E isso pode ter evoluído para uma infecção secundária por bactérias ou fungos”, ponderou.

DIAGNÓSTICO

A princípio, o especialista citou dermatofilose ou dermatofitose como possíveis causas do agravamento de lesões de pele em bovinos. Além disso, Vieira disse que não se deve descartar requeima.

Contudo, como a característica da ferida é uma lesão circunscrita, isto levou o veterinário a crer na possibilidade de uma infecção por fungo. “Mas é necessário um colega veterinário para fazer um diagnóstico mais preciso”, orientou.

+ Veja aqui mais detalhes sobre dermatofilose e dermatofitose em bovinos

+ Braquiarinha pode estar associada a requeima em bezerros; saiba como tratar

COMO TRATAR?

Enquanto o veterinário não chega até a propriedade em Lagoa Nova-RN, existem medidas que o pecuarista pode tomar para aliviar os sintomas das lesões de pele em bovinos.

Conforme revelou Vieira, o pecuarista pode preparar uma solução para limpar a ferida. “Faça uma solução de duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio (a velha água sanitária), em um litro de água. Faça a homogeneização dessa mistura e faça uma limpeza dessa lesão uma vez ao dia. Se for duas vezes ao dia, melhor ainda. […] Deixe secar e, em volta desta lesão, coloque uma pomada do tipo unguento, ou então uma outra pomada que o senhor tenha na sua fazenda”, orientou. Nesse sentido, a finalidade da solução e do uso da pomada é evitar o pouso de moscas e demais parasitos.

+ 10 medicamentos que não podem faltar na farmácia da fazenda

Logo depois, o veterinário sugeriu que o pecuarista isole o animal que está sofrendo com o problema de lesões de pele em bovinos. “Leve esse animal para um local limpo, livre de mosquito e livre de sujeira por dez dias, até ele completar todo o tratamento. Com certeza, você vai ter sucesso neste tratamento. Mas o bom mesmo é levar um colega veterinário para chegar ao diagnóstico mais preciso, fazer uma antibioticoterapia por sete a dez dias para evitar infecções secundárias”, reforçou.

+ Quais as principais doenças de pele em bovinos e seus tratamentos?

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista. Acesse o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Por fim, assista a resposta completa de Guilherme Vieira sobre lesões de pele em bovinos pelo vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa

Sair da versão mobile